«Makers Meal» de Loulé serve “refeição artística” a toda a população

Os artistas e artesãos que vão participar na residência criativa «Makers Meal – Mesa de Partilhas», entre os dias 12 […]

Artesão_MadeiraOs artistas e artesãos que vão participar na residência criativa «Makers Meal – Mesa de Partilhas», entre os dias 12 e 23 de Outubro, em Loulé, vão construir a mesa, os bancos, as panelas, os pratos e os talheres, para desfrutar de uma refeição por eles confeccionada. Um processo que pode ser acompanhado pela população em geral, em iniciativas que os organizadores vão promover, ao longo dos 12 dias que dura o evento.

Esta residência artística quer-se inclusiva, daí que estejam previstos diversos momentos de contacto com a população, quer nos chamados Círculos de Partilha, quer no dia aberto que será promovido para mostrar os criadores convidados com as “mãos na massa”.

O dia aberto será a 18 de Outubro. Nesse dia, as oficinas, situadas na Casa do Castelo, no Largo D. Pedro I, podem ser visitadas entre as 15 e as 17 horas. Durante esse período, será possível acompanhar os diferentes grupos de trabalho que serão criados, nomeadamente: Cerâmica (pratos e copos), Madeira (mesa e bancos), Cana (fruteiras e cestos), Metal (panelas e talheres), Refeição (cozinhar papas de milho).

Os «Círculos de Partilha» também são momentos de contacto entre a população e os artistas e artesãos convidados, mais precisamente «sessões abertas onde é possível acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e partilhar reflexões e práticas relacionadas com património, cultura, arte e sustentabilidade», segundo a empresa Proactivetur, parceira local desta residência, enquanto dinamizadora do projeto TASA.

As primeiras quatro sessões estão marcadas para as 18h30 e vão contar com diversos convidados, que falarão sobre temas distintos. A primeira acontece a 13 de Outubro e contará com o diretor da SSW Nuno Sacramento como orador. O tema será «Makers’ Meal: Coletivos de fazeres e saberes – Escócia, Portugal e Brasil».

Loulé CriativoNo dia 15, Filipa Faísca irá dinamizar a sessão «Contos à mesa», enquanto no dia 18, será a vez de Dália Paulo fazer deambulações a partir de um poema – «O outro é uma condição essencial da construção». No dia 20 de Outubro Miguel Cheta falará sobre o tema «Quando ontem era hoje/ a invisibilidade na arqueologia do contemporâneo».

No dia 23, às 15 horas, será posta a mesa e serão “servidos” os resultados finais desta residência artística. Os «Círculos de Partilha» têm todos lugar na Casa do Castelo.

Esta é uma iniciativa inédita em Portugal, que se realiza no âmbito do projeto Loulé Criativo, projeto lançado pela Câmara de Loulé.  A organização é feita em conjunto pela Scottish Sculpture Workshop (SSW), entidade escocesa que concebeu o conceito e o está a replicar em diversos países, e pela empresa Proactivetur.

O evento pretende «provocar uma sinergia de discursos e de práticas sobre comunidade trazendo-os para o espaço contemporâneo, de confluência da arte, dos ofícios e da cultura». A mesa em torno da qual o projeto gira, «reflete na prática o sentido do fazer coletivo e da partilha de recursos como caminho para um futuro mais sustentável», segundo a empresa de turismo responsável louletana.

Comentários

pub