Incêndio de Monchique obriga a evacuar pessoas e queima carro de bombeiros

Habitantes de casas que estão a ser ameaçadas pelo fogo estão a ser evacuados, por precaução, na freguesia de Marmelete, […]

Incêndio monchique Outubro 2015Habitantes de casas que estão a ser ameaçadas pelo fogo estão a ser evacuados, por precaução, na freguesia de Marmelete, perto do concelho de Portimão.

O fogo, que tem três frentes ativas apesar de estar a se combatido há cerca de seis horas, já destruiu um Land Rover dos Bombeiros de Lagoa, mas não houve vítimas. Fonte desta corporação disse ao Sul Informação que «a viatura estava numa ribanceira, tentámos sacá-la de lá, mas o fogo chegou primeiro».

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, que está a acompanhar o fogo no terreno, disse que dez pessoas, «todas de idade», foram retiradas cerca das 17h00 «por questões de segurança», ainda que não haja uma ameaça imediata para as casas. Até agora, nenhuma das habitações foi atingida pelo fogo, «apesar de serem casas totalmente dentro do perímetro florestal».

O autarca acrescentou que, «neste momento, estão a ser avaliadas as condições de segurança, para saber se as pessoas podem voltar às suas casas».

O incêndio está a ser combatido por todas as corporações de bombeiros do Algarve e por quatro aviões, dois médios e dois pesados, e um helicóptero.

Rui André salientou que o fogo tem «frentes muito extensas», mas mostrou-se otimista, dizendo esperar que, «com o cair da noite, a diminuição das temperaturas e o aumento da humidade», apesar da retirada dos meios aéreos, a perspetiva é de que o fogo «seja controlado».

Às 18h45, estavam no terreno 215 operacionais, apoiados por 75 viaturas, das quais algumas máquinas de rasto.

 

Comentários

pub