Grupo de estrangeiros residentes no Vale da Telha doa 26 cadeiras de rodas ao Hospital de Portimão

A West Coast Charity Walkers, uma organização informal de solidariedade criada por residentes estrangeiros em Vale da Telha (Aljezur), na […]

Charity Bar Walk Wheelchair Presentation October 22 2015 (1)A West Coast Charity Walkers, uma organização informal de solidariedade criada por residentes estrangeiros em Vale da Telha (Aljezur), na costa ocidental algarvia, que gostam de fazer caminhadas e beber uns copos, ofereceu esta semana 26 novas cadeiras de rodas ao Hospital de Portimão, para serem usadas em todos os seus serviços.

A doação, avaliada em cerca de 2300 euros, foi o resultado do montante angariado em Setembro, durante um evento bem humorado promovido por esse grupo, que consistiu numa ronda por diversos bares da Arrifana ao Vale da Telha, juntando meia centena de pessoas, grande parte delas usando fantasias.

No total, foram angariados 2.905,63 euros, que deram para comprar, em Inglaterra, 25 cadeiras de rodas. Uma pessoa inspirada pela iniciativa acabou por doar uma 26ª cadeira, bem como um andarilho, que será usado no Serviço de Ortopedia do hospital. A doação incluiu ainda 50 bolsas de gel para terapia térmica.

A entrega teve lugar frente à entrada principal do hospital, tendo as cadeiras de rodas sido recebidas por Luisa Arez, diretora clínica adjunta, e pelo enfermeiro Arsénio Gregório, em representação do Enfermeiro Chefe. Também estiveram presentes representantes de outros serviços hospitalares que vão beneficiar da oferta.

Esta angariação de fundos foi sobretudo obra de Cath Baker, inspirada em eventos semelhantes que se fazem na sua Lancashire natal, em Inglaterra. Há quatro anos, outro dos seus projetos de solidariedade permitiu angariar fundos para comprar nove cadeiras de rodas para o Serviço de Ortopedia do hospital de Portimão.

A ideia de doar as cadeiras de rodas surgiu depois de uma visita à clínica de dia da Oncologia. Cath explica: «na minha visita, vi uma senhora muito mal após uma sessão de quimioterapia. Ela mal se tinha em pé mas não havia cadeira de rodas para a levar até ao carro. Isso partiu-me o coração e senti que precisava de fazer qualquer coisa!»

A ideia era «escolher uma causa séria, tal como angariar fundos para o hospital, mas juntando o pormenor divertido de fazer uma ronda por nove bares selecionados, dando um gole ou dois em cada um, tudo isto acompanhado de gargalhadas e brincadeiras. Os donos dos bares juntaram-se a nós alegremente, concordando em fazer eles próprios donativos por cada bebida vendida».

Cath admite que, depois de «tanto refresco líquido», alguns dos caminhantes estavam um pouco «cambaleantes no final» da ronda. «Mas, pelo menos, eles sabiam que ajudaram a angariar dinheiro para que alguns dos pacientes do hospital possam movimentar-se de forma mais fácil», graças às cadeiras de rodas compradas com esses fundos. «Isso vale bem algumas dores de cabeça na manhã seguinte», conclui, bem humorada.

As cadeiras de rodas, todas ostentando um carimbo a dizer “Donated by Vale da Telha Charity Bar Walkers”, foram transportadas desde o Reino Unido pela empresa Algarve Removals, que prescindiu da sua tarifa de 700 euros.

Cath acrescentou que, graças a toda essa generosidade, há agora 736,34 euros de sobra, que serão usados «para comprar outro equipamento para a Unidade de Oncologia. Já comprei uma máquina fotográfica que eles pediram e agora vou falar com os responsáveis para definir o que mais pode ser comprado com esse dinheiro».

Quatro das cadeiras de rodas, 20 bolsas de gel para terapia térmica e uma câmara digital foram de imediato destinadas à Oncologia, que despoletou todo esta iniciativa de solidariedade.

Ficou também combinado com os responsáveis hospitalares que 10 cadeiras, o andarilho e 30 sacos de gel vão para a Ortopedia, seis cadeiras vão para a Urgência e as restantes seis para as consultas externas.

Um porta voz do hospital disse: «estamos emocionados com a generosidade da senhora Baker e das pessoas da zona de Vale da Telha. Havia uma grande falta de cadeiras de rodas e esta doação fantástica vai beneficiar todo o hospital».

Comentários

pub