280 equipas e 500 pilotos trazem bólides do passado ao Autódromo do Algarve

Mais de 280 equipas confirmadas, num total de mais de 450 carros e de mais de 500 pilotos. Estes são […]

1961_Ferrari_250GT_SWB_'Breadvan'Mais de 280 equipas confirmadas, num total de mais de 450 carros e de mais de 500 pilotos. Estes são apenas alguns dos números do Algarve Classic Festival, a decorrer entre 23 e 25 de Outubro, ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA), revelados por Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar SA, a empresa proprietária do circuito de Portimão.

Trata-se do maior evento de Automóveis Clássicos da Península Ibérica, que será um grande “museu vivo” onde os entusiastas do desporto motorizado poderão reviver os grandes carros e corridas do passado, voltando a ver e ouvir grandes nomes da história automóvel.

Este ano o evento será, muito provavelmente, o maior de sempre. Com 13 categorias, o fim-de-semana vai estar marcado por inúmeras corridas, nas quais o público pode ver e rever todas as décadas do Automobilismo, desde os anos 30 aos anos 80 do século passado.

Apesar destes números, mais do que quantidade, o evento vive da qualidade dos carros que viajam até Portugal. Neste momento, destaca-se a presença de três espetaculares automóveis, com especial significado para os Portugueses:

Lola “Team BIP”
Lola “Team BIP”

O Lola “Team BIP”, o automóvel que fez parte da primeira equipa portuguesa em competições internacionais e que é conhecido por todos os apaixonados de corridas de resistência.

É um automóvel que ficou no imaginário de todos, principalmente para os poucos que o viram competir em Vila Real e Estoril, obtendo grandes resultados.

1961_Ferrari_250GT_SWB_'Breadvan'
Ferrari 250GT Breadvan

Também o Ferrari 250GT Breadvan será cabeça de cartaz. Este modelo único, projetado por Giotto Bizzarrini e Piero Drogo, participou nas 24 Horas de Le Mans de 1962 e é um dos mais preciosos Ferrari alguma vez feito.

Uma verdadeira obra de arte, pela sua história, beleza e desenvolvimento técnico. Graças ao seu proprietário austríaco, será possível não apenas ver o carro num museu, mas também ouvir este precioso modelo numa pista do Autódromo Internacional do Algarve.

Cooper-T51-Climax_3
Cooper T51 de Formula 1

O terceiro será o Cooper T51 de Formula 1, modelo que competiu entre 1959 e 1961 e que deu à Cooper o título Mundial logo no primeiro ano de competição.

Em Portugal, este modelo é especialmente recordado pela vitória de Stirling Moss no Circuito de Monsanto, em Agosto de 1959, e pelas participações de “Nicha” Cabral ao volante deste modelo, com motor Maserati.

Estes são só alguns dos destaque confirmados para este ano, que também incluem modelos como Ford GT40, BMW M1, Jaguar D-Type, AC Cobra, Alfa Romeo Giulia GTA.

Com bilhetes a começar nos 5 euros, o Algarve Classic Festival é um evento a não perder. Mais informações podem ser encontradas em www.algarveclassicfestival.com

 

Comentários

pub