Festival de Órgão celebra 300 anos do Órgão da Sé de Faro

Os 300 anos do início da construção do grande Órgão da Sé de Faro celebram-se este ano, sendo esse o […]

Orgao da Se de FaroOs 300 anos do início da construção do grande Órgão da Sé de Faro celebram-se este ano, sendo esse o pretexto para que a Associação Cultural Música XXI, que organiza a 8ª edição do Festival de Órgão, inclua no programa, além dos concertos, atividades concentradas na Igreja da Sé.

O órgão da Sé de Faro é instrumento histórico de importância internacionalmente reconhecida, com influências alemãs e italianas na sua construção e nos sucessivos restauros.

Assim, a 7 novembro, na Igreja da Sé, o concerto de abertura tem como protagonista João Vaz, atualmente o mais reconhecido organista português, com uma intensa carreira concertística em Portugal e no estrangeiro, a par do seu trabalho como docente universitário e investigador. Este concerto conta com o especial apoio da Fundação INATEL.

Segue-se, a 14 de Novembro, na Igreja da Sé, a apresentação do organista italiano/brasileiro Marco Brescia, músico frequentemente convidado a atuar em prestigiados festivais e ciclos internacionais de concerto na Europa e América.

O evento desloca-se depois para a Igreja do Carmo, a 21 de novembro, onde Rute Martins fará ecoar nos tubos do órgão a sua mestria como discípula do professor Antoine Sibertin Blanc.

A terminar o evento, a Igreja do Carmo recebe a 28 de novembro um concerto de música de câmara com Diogo Pombo no órgão e Nuno Miguel Silva no saxofone. Certamente, uma formação inusitada.

No que diz respeito às atividades para lá dos concertos, de 5 a 30 de Novembro a Igreja da Sé recebe uma exposição fotográfica sobre o órgão da Sé, enquanto no dia 7, das 12 às 13 horas, naquela igreja farense, haverá um ateliê de afinação com o organeiro Dinarte Machado. No mesmo dia e local, mas às 21h00, será lançada uma brochura sobre os 300 anos do instrumento.

O organista João Vaz será o responsável por um workshop sobre órgão, no dia 8, de manhã e de tarde, enquanto no dia 14, às 21h30, haverá uma palestra sobre o órgão da Sé com o organeiro Dinarte Machado e o organista Marco Brescia.

Finalmente, a 21 de Novembro, na Igreja do Carmo, o organeiro António Simões dará um ateliê de afinação de órgão.

O Festival de Órgão – Faro 2015 é co-organizado pela Associação Cultural Música XXI e Direção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com o Município de Faro, a Fundação INATEL e o Hotel Faro. Conta com os apoios à divulgação de Sul Informação, Rua FM e Antena 2.

Comentários

pub