Ferragudo trata de cães e gatos abandonados e procura famílias que os adotem

Entre Fevereiro e Setembro deste ano mais de 100 animais já foram tratados em Ferragudo através do programa “Um animal, um […]

Gatos

Entre Fevereiro e Setembro deste ano mais de 100 animais já foram tratados em Ferragudo através do programa “Um animal, um amigo”. Esta iniciativa, para além de promover ações de controlo populacional de colónias de gatos errantes através da esterilização, recolhe, trata e encontra famílias de acolhimento para cães e gatos abandonados.

Segundo explica a Junta de Freguesia de Ferragudo, que promove a iniciativa em colaboração com a Carvoeiro Cat Casa Gatos (Medium)Charity e o Agrupamento 413 do CNE, «o objetivo principal de “Um animal, um amigo” é o da adoção», no entanto, «sabendo que é um processo difícil e um sonho difícil de atingir, as energias estão permanentemente focadas no objetivo mais atingível que visa a manutenção das colónias de gatos controladas em termos alimentares e higiénicos de forma a evitar a propagação de doenças, bem como identificar cães errantes e seus locais de pernoita a fim de controladamente se proceder à sua recolha e tratamento encontrando famílias de adoção».

Atualmente, segundo a autarquia, existem 12 colónias de gatos na freguesia de Ferragudo, sendo que «o controlo é feito através da captura, esterilização e devolução ao seu meio dos gatídeos após a sua desparasitação e marcação».

O projeto está também a distribuir flyers bilingues para informar sobre os cuidados a ter com os animais e os objetivos do projeto e tem vindo a promover «a construção de abrigos [para gatos] onde se deposita a alimentação adequada, cujo protótipo, simulando uma casa típica algarvia , construído pelos Escuteiros Marítimos do Agrup. 413 , se encontra a ser testado junto aos seus armazéns».

A Junta de Freguesia, que adianta que já gastou, em 2015, mais de 2 mil euros em esterelizações, diz que o projeto precisa de «mais famílias de acolhimento , bem como voluntários para assegurar a manutenção da alimentação das colónias e cães errantes» e, por isso, «apela à participação de todos».

 

Comentários

pub