Ex-furacão Joaquin deve trazer mau tempo a Portugal Continental

O ex-furacão Joaquin, que perdeu força e se vai transformar numa depressão extratropical, deverá aproximar-se da Península Ibérica no sábado, […]

ex furacaoO ex-furacão Joaquin, que perdeu força e se vai transformar numa depressão extratropical, deverá aproximar-se da Península Ibérica no sábado, 10 de outubro, provocando períodos de chuva, intensificação do vento e aumento da agitação marítima a partir do meio da tarde. O Algarve não deverá escapar a este mau tempo, em especial nos concelhos do Barlavento e na zona de Sagres.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revela que o ex furacão Joaquin encontrava-se às 12 horas UTC de ontem, dia 7 de Outubro, no Atlântico, em 41ºN 47ºW, segundo o National Hurricane Center (NHC), a entidade oficial de vigilância e previsão de depressões tropicais e furacões no Oceano Atlântico.

Deixou de ser furacão e passou a ser classificado como tempestade tropical, com a consequente diminuição da intensidade do vento no seu centro.

Nos próximos dias, esta depressão irá ter uma trajetória para ENE (Este/Noroeste) sobre o Atlântico, com velocidade aproximada de 30 kt, deslocando-se em direção à Europa.

Neste trajeto, salienta o IPMA, irá enfraquecer e perderá as suas características tropicais, tornando-se uma depressão extratropical no final do dia de hoje, 8 de Outubro, quinta-feira.

O IPMA acrescenta que «existe alguma incerteza associada à trajetória desta depressão, pelo que pode haver alterações neste cenário meteorológico».

Comentários

pub