Casa do Medronho de Marmelete abre portas ao turismo

Quem quiser saber como se produz a aguardente de Medronho da Serra de Monchique e até participar em todo o […]

casa do medronho de marmeleteQuem quiser saber como se produz a aguardente de Medronho da Serra de Monchique e até participar em todo o processo, desde a apanha do fruto à sua destilação, tem, a partir deste sábado uma maneira de o fazer: vai ser inaugurada, às 11h00, a Casa do Medronho de Marmelete.

Este projeto promovido pela Junta de Freguesia de Marmelete e que contou com o apoio do Proder e do Município de Monchique, «tem por missão dar a conhecer uma antiga e tradicional atividade na região: a destilação de aguardente de medronho».

Neste espaço, em que é recriada uma típica destilaria de medronho, com todos os utensílios usados na arte de fazer aguardente a partir das bagas de medronheiro, o visitante tem a possibilidade, mediante visitas programadas, não só de provar a bebida e os produtos da região (desde os enchidos à doçaria), como também de descobrir muitos dos segredos envolvidos na sua produção.

Além de haver uma caldeira em pleno funcionamento na habitual época de laboração, nos painéis expositivos existentes são descritas as várias etapas da obtenção da bebida, desde a apanha do fruto à fermentação do mosto, passando pela destilação e pelo engarrafamento da bebida. É também exibido um documentário, com imagens ilustrativas de todo o processo.

Quem quiser, pode ainda conhecer ao vivo toda esta realidade. Em parceria com os produtores de medronho, e tendo como ponto de partida a Casa do Medronho, o visitante é convidado a seguir um itinerário de passagem pelas destilarias licenciadas e aderentes ao projeto, sendo-lhe facultado um roteiro criado para o efeito.

Pode também participar ativamente em todo o processo de produção (desde a apanha do fruto até à sua destilação) inscrevendo-se nos workshops promovidos pela Casa do Medronho.

Em suma, a Casa do Medronho pretende ser um «espaço singular e diferenciado em todo o Algarve, concorrendo para a promoção e preservação da ancestral arte de obter do medronho uma aguardente de características únicas».

Comentários

pub