Câmaras de Faro e do Porto vão passar a trabalhar em rede em diversas áreas

As câmaras de Faro e do Porto assinaram um protocolo de cooperação que visa promover o trabalho em rede nas […]

Acordo_de_Parceria_Faro_PortoAs câmaras de Faro e do Porto assinaram um protocolo de cooperação que visa promover o trabalho em rede nas áreas da cultura, da educação, da revitalização urbana, do marketing e comunicação territorial e do desenvolvimento económico e empresarial, bem como nos domínios dos serviços turísticos, tecnologias da informação e comunicação e economia do mar.

O acordo foi assinado pelos presidentes autarquias, o farense Rogério Bacalhau e o portuense Rui Moreira, numa sessão que decorreu na quarta-feira, em Faro.

Na prática, ambos os municípios se comprometem a fazer «a programação de eventos culturais e desportivos, em rede, a promoção e o marketing territorial cruzados a nível interno e a nível internacional, o estímulo à realização de projetos de investigação aplicada ao nível empresarial, o desenvolvimento articulado de iniciativas comuns entre instituições de ensino e desportivas, a identificação de intervenções urbanas e de desenvolvimento económico», entre outros, segundo revelou a Câmara de Faro, numa nota de imprensa.

«A oportunidade de celebração deste acordo surgiu em resultado dos desafios comuns partilhados entre os Municípios de Faro e do Porto, apelando ao estreitamento dos laços institucionais de entendimento e cooperação. Ambos os municípios partilham apostas comuns, em diversas vertentes, como por exemplo em termos de reabilitação e revitalização das suas zonas históricas, de dinamização cultural e de marketing turístico. São também reconhecíveis as atividades ligadas com o mar, o património, as dinâmicas culturais urbanas ou as experiências de cooperação entre as principais universidades das duas cidades», acrescentou a autarquia farense.

Na sua passagem pela capital algarvia, Rui Moreira foi além dos contactos institucionais e participou, como orador convidados, na sessão do ciclo de conferências «Ideias em Palco» que decorreu no mesmo dia no Teatro das Figuras.

Comentários

pub