Bombeiros de Olhão recebem veículo de combate a incêndios de nova geração

Os Bombeiros Municipais de Olhão têm um novo Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI). A nova viatura adquirida pela […]

Foto 1 VUCI CâmaraOs Bombeiros Municipais de Olhão têm um novo Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI). A nova viatura adquirida pela Câmara Municipal custou cerca de 241 mil euros, tendo sido financiada em parte por fundos comunitários.

Segundo a Câmara de Olhão, «o veículo cumpre a nova norma Europeia do Euro 6, no que diz respeito a chassis e motor (ainda mais amigo do ambiente) e obedece rigorosamente a todas as normas portuguesas neste tipo de veículos de bombeiros. A nova viatura é composta por uma cabina para equipa de seis bombeiros e superestrutura, com tanque de agente extintor de 2000 litros de água e 100 litros de espumífero».

Foto 2 VUCIO novo VUCI, «tem também uma bomba de serviço de incêndio, carretel, equipamentos de extinção e supressão, hidráulicos, elétricos, de sapador, de salvamentos e desencarceramentos, comunicações da rede operacional bombeiros e Siresp, GPS, ARICAS de compósito de carbono e APS, diversos materiais e equipamentos para estabilização de sinistrados e demais materiais e equipamentos necessários à supressão de incidentes nas operações de proteção e socorro, realizadas pelos Bombeiros», acrescenta a autarquia.

A viatura está também equipada com um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), um detetor de multigases e estação meteorológica, todos portáteis.

A autarquia olhanense explica que «esta nova viatura destina-se prioritariamente à intervenção em espaços urbanos, tecnológicos ou industriais, podendo intervir em operações de desencarceramento, de acordo com os protocolos estabelecidos».

A aquisição deste veículo resultou de uma candidatura de Reequipamento Estratégico do Algarve, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Algarve, e concretização do Município de Olhão, no âmbito do Programa Operacional Algarve 21. O valor global de investimento foi de 241.680,00€.

Comentários

pub