Bombeiro ferido e viatura destruída, mas fogo começa a dar tréguas em Monchique

Um bombeiro ficou esta quinta-feira ferido sem gravidade, no incêndio que deflagrou por volta das 12h30 no sítio do Tojeiro, […]

incendio monchique
Meio aéreo em ação no incêndio de Tojeiro (Monchique) – foto de: Nelson Inácio

Um bombeiro ficou esta quinta-feira ferido sem gravidade, no incêndio que deflagrou por volta das 12h30 no sítio do Tojeiro, freguesia de Marmelete, concelho de Monchique. A informação foi prestada por Abel Gomes, comandante distrital da Proteção Civil do Algarve, durante um briefing conjunto com o presidente da Câmara de Monchique aos jornalistas.

O fogo, que já foi reduzido a duas frentes ativas, provocou ainda a destruição de um Land Rover dos Bombeiros de Lagoa, incidente que não causou vítimas. Fonte desta corporação disse ao Sul Informação que «a viatura resvalou para uma ribanceira, tentámos sacá-la de lá, mas o fogo chegou primeiro».

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, que está a acompanhar o fogo no terreno, disse que dez pessoas, «todas de idade», foram retiradas das suas casas cerca das 17h00 «por questões de segurança», devido ao muito fumo. Todas essas pessoas já regressaram às suas habitações, acrescentou o autarca, no briefing.

O comandante Abel Gomes acrescentou que o incêndio está «controlado, prevendo-se que a sua extinção possa ocorrer durante a noite».

Este responsável acrescentou esperar que a baixa de temperatura e o aumento da humidade, durante a noite, deem um ajuda «no combate às chamas e à sua extinção, uma vez que se registam apenas pequenos focos de incêndio em zonas de difícil acesso».

O combate às chamas continua a ser assegurado por todas as 15 corporações de bombeiros algarvias, com o apoio de quatro máquinas de rastro e também do Grupo de Reforço para Ataque Ampliado da Força Especial de Bombeiros e do Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais de Beja.

De acordo com o portal da Autoridade da Nacional da Proteção Civil, no terreno estão envolvidos 244 operacionais, apoiados por 83 meios terrestres. Ao cair da noite, tinham sido retirados os quatro aviões e um helicóptero usados nas horas iniciais de combate ao fogo.

 

Fotos de: Nelson Inácio/Sul Informação:

 

Comentários

pub