Artistas portugueses e escoceses reúnem-se 12 dias em Loulé para criar refeição

Doze artistas e artesãos escoceses e portugueses vão passar doze dias juntos para criar uma refeição. Parece muito tempo, mas não é só […]

Logo Loulé Criativo2Doze artistas e artesãos escoceses e portugueses vão passar doze dias juntos para criar uma refeição. Parece muito tempo, mas não é só de comida que se fala: a mesa, os talheres, os pratos, os copos, o menu… tudo vai ser feito pelos residentes da “Makers’ Meal – Mesa de Partilhas”. A iniciativa acontece em Loulé entre 12 e 23 de outubro.

Esta residência criativa coletiva pretende, segundo a Câmara de Loulé, «desenvolver um processo de partilha de disciplinas, de saberes, de recursos e de culturas. A intenção é provocar uma sinergia de discursos e de práticas sobre comunidade, trazendo-os para o espaço contemporâneo, de confluência da arte, dos ofícios e da cultura. Uma mesa que reflete na prática o sentido do fazer coletivo e da partilha de recursos como caminho para um futuro mais sustentável».

A Residência “Makers’ Meal” foi concebida pela organização artística escocesa SSW – Scottish Sculpture Workshop – e vai estar em Loulé, «dando oportunidade aos “fazedores” de criar uma mesa com raiz nas tradições do Barrocal e inspirada no convívio de culturas».

A iniciativa é realizada no âmbito do “Loulé Criativo” e inaugura a vertente das residências criativas deste projeto, que «pretende levar a vários locais do concelho ações que tenham a terra como força e fonte de criação, como motivo para o cruzamento e diálogo entre disciplinas, e para o encontro de pessoas».

Ao longo destes doze dias, haverá sessões abertas ao público, onde será possível acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e participar em conversas sobre temas relacionados com património, cultura, arte e sustentabilidade.

No dia 23 de outubro, último dia da residência, o público é convidado a assistir ao resultado do trabalho, materializado na mesa que vai estar patente na Casa do Castelo (Largo D. Pedro I), em Loulé.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Loulé e a organização está a cargo da SSW – Scottish Sculpture Workshop e da Proactivetur/Projecto TASA.

Comentários

pub