Almodôvar inaugura Universidade Sénior e Centro de Convívio

A Universidade Sénior de Almodôvar e o Centro de Convívio Sénior vão ser inaugurados esta tarde, às 17h30. Os dois novos […]

usaA Universidade Sénior de Almodôvar e o Centro de Convívio Sénior vão ser inaugurados esta tarde, às 17h30. Os dois novos espaços, vão funcionar no mesmo edifício, no antigo Posto de Turismo, na Praça da República.

Segundo a Câmara de Almodôvar a Universidade Sénior é «um projeto socioeducativo e cultural promovido pelo Município de Almodôvar, dinamizado pela ALSUD, cooperativa de ensino e formação profissional do Alengarve».

Esta nova valência, «pretende oferecer aos seniores do nosso concelho um espaço de vida socialmente organizado, promover o envelhecimento ativo, a aquisição e desenvolvimento de  conhecimentos numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida e ainda proporcionar aos alunos a frequência de aulas onde os seus conhecimentos possam ser divulgados, ampliados e valorizados», adianta a autaquia.

Da componente letiva fazem parte as disciplinas de inglês, Tecnologias de Informação e Comunicação, ginástica sénior, hidroginástica, artes plásticas, artes decorativas, música e cantares, danças tradicionais, língua e literatura, bem-estar, saúde e segurança e história e património.

As aulas da Universidade Sénior de Almodôvar irão funcionar de segunda a sexta-feira, quer na sede de concelho, nas instalações do antigo Posto de Turismo, na Praça da República, quer nos polos localizados em Semblana, Graça de Padrões, Monte dos Mestres, Santa Cruz/Dogueno, Rosário, Aldeia dos Fernandes, Corte Zorrinho, São Barnabé, Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires.

Já o Centro de Convívio Sénior da vila, é «um espaço onde esta camada da população pode confraternizar e trocar vivências e ao mesmo tempo quebrar o isolamento social a que em muitos casos os mais velhos estão sujeitos».

O Executivo da autarquia acredita «que ambos os projetos são da maior importância no quebrar do isolamento social, na promoção do conhecimento, de novas experiências de vida e do envelhecimento ativo».

Comentários

pub