Algarve Brass Forum ou quando «a música põe vários cérebros a trabalhar em sintonia»

«No meio musical, não existe racismo nem xenofobia. A música põe vários cérebros a trabalhar em sintonia, em equipa. E […]

algarve Brass Forum«No meio musical, não existe racismo nem xenofobia. A música põe vários cérebros a trabalhar em sintonia, em equipa. E isso é o que vai faltando na nossa sociedade». As palavras são do jovem mas já consagrado músico Sérgio Carolino, embaixador convidado da primeira edição do Algarve Brass Forum, que hoje e amanhã está a decorrer no Auditório Municipal de Lagoa, com entrada livre.

Sérgio Carolino, que esta manhã deu uma pequena conferência, com demonstração ao vivo, sobre o seu instrumento, a tuba, para uma plateia formada em especial por alunos das escolas locais, salienta que eventos como este Forum são «importantes, não tanto para aqui vir tocar, mas pela mensagem que nos compete passar».

Ou seja, este é um evento para além da música, mas partindo da música. «Que interessa ser músico se, à nossa volta, na sociedade, não há nada?», interrogou Sérgio Carolino, em entrevista ao Sul Informação.

O trompetista Hugo Alves, fundador da Orquestra de Jazz do Algarve, que organiza este Brass Forum, sublinhou, por seu lado, que se trata de «um evento para todos e que transcende os estilos musicais», promovendo o cruzamento entre «músicos, estudantes de música e público em geral».

Sendo aberto ao público, este fórum dedicado aos instrumentos de sopro – o primeiro do seu género em Portugal – inclui conferências, sempre ilustradas com os instrumentos em causa, que começaram esta manhã, continuam pela tarde fora e decorrem ainda amanhã, sábado.

Depois da tuba, irá falar-se (e demonstrar-se) sobre o clarinete, trompete, trombone, saxofone ou sobre o improviso, não só em conferências com músicos consagrados, como com formações não profissionais, nomeadamente alunos, de escolas de ensino artístico.

À noite, hoje e amanhã, há concertos, que culminam com jam sessions. São sempre concertos divididos em duas partes, «uma sobre a área dita clássica, outra sobre jazz», mas ambas mostrando as potencialidades dos instrumentos de sopro.

Esta sexta-feira, às 21h00, sobe ao palco do Auditório Municipal de Lagoa o Kevin Wauldron Ensemble, para apresentar os Classic Bits, seguindo-se, às 21h00, a Orquestra de Jazz do Algarve, com os convidados Javier Ortí, Luís Cunha e Lars Arens.

Amanhã, sábado, às 21h00 o concerto clássico apresenta António Saiote e Pedro Ramos, enquanto às 22h00, a fechar a programação destes dois dias intensos, haverá um concerto duplo Jazz Premium «Tubab & Tubax», com Sérgio Carolino, Mário Marques e Jorge Queijo.

Clique aqui para conhecer o programa completo do Algarve Brass Forum.

 

Comentários

pub