Silves acolhe peddy paper «Na pegada do Lince Ibérico» no sábado

Silves vai acolher o peddy paper «Na pegada do Lince Ibérico» no sábado, dia 12 de Setembro, entre as 10 […]

Lince AZAHAR_MAOTE_2Silves vai acolher o peddy paper «Na pegada do Lince Ibérico» no sábado, dia 12 de Setembro, entre as 10 e 17 horas, uma iniciativa que lançará desafios relacionados com esta espécie em vias de extinção e com o centro histórico desta cidade.

O evento é organizado pela Câmara de Silves, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza (ICNF), Almargem e Águas do Algarve, e junta-se ao programa do I Trail do Lince, que se realizará no mesmo dia, naquele concelho.

Quem participar neste peddy paper, poderá ficar a conhecer melhor o centro histórico, nomeadamente «o Museu Municipal de Arqueologia e o Castelo de Silves, local onde se encontra patente no interior do Aljibe a exposição “No caminho do lince-ibérico”», segundo a autarquia silvense. Os interessados só terão de se dirigir no próprio dia ao complexo das Piscinas Municipais de Silves para se inscrever.

É deste complexo que partirá o Trail do Lince, prova de trail running que contempla duas modalidades: um circuito mais curto, de dez quilómetros, e outro mais longo e exigente, com 42 quilómetros.

Esta prova vai contar com a presença de Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves e de Miguel de Castro Neto, secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.

«O peddy paper desafia, igualmente, os participantes a associarem-se à Rota do Petisco através da aquisição do passaporte da Rota dos Petiscos (custo: 1 euro, que reverte para uma associação de solidariedade social), possibilitando, assim, que os mesmos usufruam de descontos nos estabelecimentos aderentes à Rota e de uma pontuação adicional no peddy paper», acrescentou a Câmara de Silves.

Uma mostra de produtos locais (que funcionará em frente às Piscinas Municipais de Silves, entre as 10 e as 19 horas), momentos desportivos e de animação, um leilão dos linces da Parada do Lince Ibérico (que decorrerá a partir das 19 horas no Castelo) e um espetáculo que estará a cargo de um dos embaixadores do evento são outras atividades previstas para este dia.

Comentários

pub