Receção ao Caloiro da UAlg muda de local e quer-se com praxes responsáveis

A Semana de Receção ao Caloiro da Universidade do Algarve começa esta quarta-feira e vai colocar os novos alunos e […]

Desfile dos Caloiros FaroA Semana de Receção ao Caloiro da Universidade do Algarve começa esta quarta-feira e vai colocar os novos alunos e os veteranos da instituição de Ensino Superior algarvia a festejar, até ao dia 24 de Setembro.

Em 2015, há algumas novidades, nomeadamente a mudança de local do recinto desta festa da Associação Académica da UAlg e uma redobrada atenção ao processo das praxes.

O recinto que acolherá espetáculos, todas as noites, ao longo de mais de uma semana, deixa de ser nas Piscinas Municipais de Faro e muda-se… para o terreno defronte desta infraestrutura. A AAUAlg, que organiza esta festa, vai montar uma tenda num terreno vedado, no local onde tem decorrido a Semana Académica, nos últimos anos.

«Este ano decidimos inovar, ou fomos um bocado obrigados a isso, e vamos mudar de localização. Todo o recinto foi repensado, mas se a organização não for repensando e alterando, o público também não interage com o evento», revelou o presidente da AAUAlg Nuno Lopes, numa entrevista que concedeu ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve RUA FM, que pode ser ouvida na íntegra hoje, quarta-feira, às 19 horas, em 102.7 FM.

«O conceito que tínhamos antes, além de estar um pouco esgotado, também trazia constrangimentos à Câmara Municipal, pelo que decidimos fazer esta alteração. Desta vez, só teremos um palco e toda a gente terá visão para ele, o que não acontecia antes, já que havia duas zonas distintss. Este ano, todos vão perceber que aquilo é um espaço único, o que tornará o evento muito mais inclusivo», disse.

Será neste espaço que irá decorrer a Alcoolização dos Perus, que fecha a Receção ao Caloiro, a 24 de Setembro. Mas nem todos os pontos altos do evento acontecem no recinto, como por exemplo a Serenata de Abertura, que se realiza hoje, quarta-feira, no Largo do Carmo, um minuto antes da meia noite, e o Desfile do Caloiro, na tarde da próxima terça-feira, dia 22, que ligará o Campus da Penha à Doca de Faro.

O que também não se limitará ao recinto, mas que Nuno Lopes espera que se fique por espaços controlados, nomeadamente «dentro dos Campus da Universidade», é a praxe propriamente dita. A atual direção geral da AAUAlg seguiu a via da pedagogia e promoveu sessões tanto com os novos alunos, como com as comissões de praxe, para lembrar que esta prática deve ter um espírito de integração e que é um direito dos caloiros optar por participar ou ficar de fora.

«Durante as matrículas promovemos sessões de apresentação da Associação Académica onde procurámos transmitir aos novos alunos quais são os seus direitos, que são totais. Podem entrar na praxe e sair quando bem entendem, ou não aderir a ela de todo. Tendo nós, elementos da direção geral, sido praxados, aconselhámos a que, pelo menos, experimentassem ou fossem ver como é», contou.

Nuno Lopes na RuaPor outro lado, também durante a primeira semana de matrículas, foram realizadas sessões com quem vai praxar. «Também a eles transmitimos que os novos alunos podem optar por não ser praxados e que a nossa liberdade começa onde acaba a do outro», acrescentou.

Uma mensagem que só chegou às comissões de curso, compostas por alunos do terceiro ano, mas que Nuno Lopes confia que poderá levar a que os próprios estudantes mais velhos se controlem uns aos outros.

«O que nós também fazemos é falar no controlo que eles possam fazer a pessoas que sejam de fora das comissões, sem criar hostilidade: acompanhar constantemente os caloiros, educar quem está a praxar e ter uma atitude positiva. Nas sessões que fizemos, vimos que as pessoas têm a consciência do impacto que os seus atos podem ter e isso, por si só, é uma vitória», garantiu o presidente da AAUAlg.

No fundo, trata-se «de responsabilizar quem vai praxar» e de garantir aos que vão ser praxados que «fazem o que eles quiserem» e não o que os alunos mais velhos ditam.

 

Programa conta com muita música e animação

Recepção ao caloiro 2015O habitual é que, no final, veteranos e caloiros acabem por fazer a festa, juntos, no recinto da Recepção ao Caloiro. E a oferta é ampla.

Amanhã, quinta-feira, é noite de Tunas e na sexta-feira o cabeça-de-cataz é Sam the Kid, acompanhado por Mundo Segundo. No sábado, o nome forte é Dengaz & Ayha Band e, no domingo, a festa faz-se com a música de Rúben Filipe.

Na segunda feira atua Miguel Azevedo, na terça-feira a noite a animação é garantida pelos DJ Hugo Miguel e André Salgueiro, na quarta-feira, dia 23, há concerto de Jaimão e a festa acaba no dia 24, com a Alcoolização dos Perus, com Fábio Lagarto, DJ Mr. Kool e Dj Christian F.

Comentários

pub