Pianista António Rosado toca concerto de Rachmaninoff em Lagoa

O pianista António Rosado interpreta obras de Rachmaninoff num concerto no Auditório Municipal de Lagoa, no próximo dia 3 de […]

RACHMANINOFF_A4O pianista António Rosado interpreta obras de Rachmaninoff num concerto no Auditório Municipal de Lagoa, no próximo dia 3 de outubro, às 21h30.

O concerto assinala Dia Mundial da Música, que se comemora a 1 de Outubro, tendo sido instituído em 1975 pelo International Music Council, fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música, com o objetivo de promover a arte musical em todos os setores da sociedade, divulgar a diversidade musical, incentivando a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

António Rosado tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente, corolário do seu talento e do gosto pela diversidade, expressos num extenso repertório pianístico que integra obras de compositores tão diferentes como Georges Gershwin, Aaron Copland, Albéniz ou Liszt.

Atuou em palco, pela primeira vez, aos 4 anos. Os estudos musicais iniciados com o pai tiveram continuidade no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde terminou o curso Superior de Piano, com 20 valores.

Aos 16 anos parte para Paris, onde estuda no Conservatório Superior de Música e faz cursos de aperfeiçoamento em Siena e Biella (Itália). Em 1980, estreou-se em concerto com a Orchestre National de Toulouse e desde essa data tem tocado com inúmeras orquestras internacionais e notáveis maestros.

Também na música de câmara tem atuado com prestigiados músicos. Laureado pela Academia Internacional Maurice Ravel e pela Academia Internacional Perosi, António Rosado foi distinguido pelo Concurso Internacional Vianna da Motta e pelo Concurso Internacional Alfredo Casella de Nápoles.

Estes prémios constituem o reconhecimento internacional do seu virtuosismo e o impulso para uma brilhante carreira, com a realização de recitais e concertos por todo o Mundo, e a participação em diversos festivais. Na década de 90, foi o pianista escolhido pela TF1 para a gravação e transmissão de três programas.

O seu primeiro disco foi gravado na década de 80, em Paris, seguindo-se outros, nomeadamente: as obras para piano de Vianna da Motta; um cd comemorativo dos 150 anos da passagem de Liszt por Lisboa; a Fantasia de Schumann; a Sonata de Liszt; as Sonatas para piano e violino de Brahms (com o violinista Gerardo Ribeiro) e Mozart in Norway (com o pianista Artur Pizarro).

Com a NDR Sinfonieorchestra de Hamburgo, gravou o Concerto nº 2 e Rapsódia sobre um tema de Paganini de Rachmaninov. Recentemente, gravou os dois Concertos de Brahms com a Orquestra Nacional do Porto e a integral das Sonatas para piano de Fernando Lopes Graça.

O concerto de dia 3 é para maiores de 6 anos. Os bilhetes custam 10 euros e encontram-se à venda no Convento de S. José e Auditório Municipal de Lagoa.

Comentários

pub