O Outono começa no dia 23 de Setembro, mas só a 26 o dia será igual à noite

O Equinócio de Outono ocorre no dia 23 de Setembro, quarta-feira, às 09h20. Este instante marca o início do Outono […]

SolO Equinócio de Outono ocorre no dia 23 de Setembro, quarta-feira, às 09h20. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta é uma das duas únicas alturas do ano em que os hemisférios Norte e Sul se encontram igualmente iluminados.

Em Portugal, este momento é chamado de equinócio de Outono, pois, a partir deste instante, passamos a ver o Sol abaixo do equador celeste (a projeção nos céus do equador terrestre), o que marca o início do Outono.

Esta estação prolonga-se por 89,81 dias até ao próximo Solstício, o de Inverno, que ocorre no dia 22 de Dezembro às 04h48.

O equinócio é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois, nestas datas, dia e noite têm igual duração, tal é a ideia que permeia a sociedade.

“Vai-te ao longo da costa discorrendo,
e outra terra acharás de mais verdade,
lá quase junto donde o Sol ardendo
iguala o dia e noite em quantidade.
Ali tua frota alegre recebendo,
Um Rei, com muitas obras de amizade,
Gasalhado seguro te daria
E, pera a Índia, certa e sábia guia.”

Sussurrava o deus Mercúrio em sonhos a Vasco da Gama: que fugisse de Mombaça e se acercasse de Melinde, mais a norte e próxima do equador, onde o dia iguala a noite, guiando-o para a Índia (Lusíadas, canto II, estância 63).

EquinócioPTApesar da noção de que, no equinócio, as noites têm a mesma duração dos dias, na realidade, não é bem assim… O Observatório Astronómico de Lisboa explica que«os equinócios estão definidos como o instante em que o ponto central do sol passa no equador e, por isso, o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exatamente a Oeste, encontrando-se durante 12 horas acima do horizonte matemático em qualquer lugar da Terra nestes dias».

Este facto, contudo, não resulta numa duração do dia solar de 12 horas, pois a luz direta no chão surge quando o bordo superior do sol nasce, tal como desaparece no ocaso, e o sol tem um diâmetro aparente de 32′ (minutos de arco).

Além disso há refracção atmosférica: quando o bordo superior está no horizonte o centro do sol encontra-se ≈50′ abaixo do horizonte, mais do que o seu diâmetro.

«Com estas condições físicas e devido ao movimento da translação terrestre, no corrente ano de 2015, apenas no dia 26 de Setembro haverá 12 horas com luz solar direta no solo», acrescenta aquele Observatório.

Nesse dia, o disco solar nasce às 7h28 e põe-se às 19h28 em Lisboa, com apenas 10 segundos de desvio às 12h00 certas.

Comentários

pub