Mais de 90 mil pessoas “viajaram no tempo” em Castro Marim

Mais de 90 mil pessoas terão passado pelos Dias Medievais de Castro Marim. A forma como decorreu o evento, pela […]

Dias Medievais 2015_46Mais de 90 mil pessoas terão passado pelos Dias Medievais de Castro Marim. A forma como decorreu o evento, pela primeira vez com a duração de 5 dias, leva a Câmara a afirmar que estes foram «os melhores resultados de sempre».

Segundo a autarquia «estima-se que tenham passado mais de 90 mil visitantes pelos Dias Medievais, com cerca de 50 mil entradas vendidas nas bilheteiras do evento, às quais se devem somar as vendidas previamente, as entradas dos munícipes, os figurantes e os convites».

No castelo da vila aconteceram as principais recriações e eventos, sendo que entre os torneios e a teatralização de efemérides, como a da Tomada da Praça de Ceuta, «mais de 45 artesãos representaram diariamente antigos mesteres, como cirieiro, tosador, ourives, canteiro, barbeiro, ferreiro, sapateiro, tanoeiro e peleiro».

Ainda no castelo, estiveram patentes a exposição de Tortura e Punição e a exposição de fotografia “Basilius, o Pedinte Medieval”, e foi possível provar «as melhores iguarias da época pela mão do chef Louis Anjos», no Banquete Medieval.

Além dos grupos de música e de dança, como os “Abanderados de Tortosa”, “Le Cheriot à Foin” ou “Urra das Marés”, «os Dias Medievais foram animados por cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros», refere a autarquia.

Dias Medievais 2015_8Este foi também o primeiro ano em que a organização cobrou a entrada na Feira Medieval, sendo que, em anos anteriores, era cobrada a entrada apenas para o Castelo.

Segundo a Câmara, «em causa esteve a sustentabilidade financeira do evento medieval, já um dos melhores do país. No entanto, foi garantida entrada gratuita a todos os munícipes do concelho de Castro Marim, medida também pioneira no evento».

Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, «todos os dias foram batidos records de bilheteira, queremos os Dias Medievais sustentáveis financeiramente e assim continuaremos a melhorar a qualidade e o rigor do evento».

As associações locais também participaram no evento explorando os parques de estacionamento, as tasquinhas no castelo e na feira.

A Câmara Municipal adianta que os desfiles, um na abertura e outro no dia de encerramento, «foram os momentos de maior afluência aos Dias Medievais».

A 18ª edição dos Dias Medievais de Castro Marim foi encerrada por um espetáculo de Malabares de Fogo, pela Companhia de Teatro Viv’Arte.

«Durante o mês de outubro vai ser agendada uma reunião organizada pela Câmara Municipal de Castro Marim e aberta a toda a população, no sentido de debater e recolher todos os contributos relevantes para o crescimento e valorização daquele que é o maior evento do concelho de Castro Marim e uma das feiras medievais de maior relevo do país», adianta a autarquia.

Os Dias Medievais de Castro Marim são uma organização da empresa municipal Novbaesuris e da Câmara Municipal de Castro Marim.

Veja aqui fotos dos Dias Medievais de Castro Marim.

Comentários

pub