Já há vencedor do Concurso Internacional de Fotografia «Terra Algarvia – no Rumo da Identidade»

O fotógrafo algarvio Vitor Pina foi o vencedor do Concurso Internacional de Fotografia «Terra Algarvia – no Rumo da Identidade», […]

D. Maria, reformada, à porta de casa, Bairro da Barreta, Olhão
D. Maria, reformada, à porta de casa, Bairro da Barreta, Olhão – foto do portefólio de Vítor Pina – 1º Prémio

O fotógrafo algarvio Vitor Pina foi o vencedor do Concurso Internacional de Fotografia «Terra Algarvia – no Rumo da Identidade», integrado nos Encontros de Fotografia de Lagoa.

O portefólio de Vítor Pina foi selecionado por unanimidade pelo júri, que, segundo a ata da reunião, «valorizou a consistência das imagens a preto e branco, a homogeneidade do olhar, a proximidade e aparente interação entre o fotógrafo e os fotografados, a par da diversidade geográfica das imagens apresentadas (Olhão, Faro, Boliqueime, litoral, beira-serra ou serra algarvia), das pessoas fotografadas (crianças, adultos, velhos) e dos ambientes envolventes (urbano e rural)».

Foram ainda atribuídas duas Menções Honrosas, a João Miguel Sousa Ventura e a Jovelino Matos Almeida.

A_3
Foto do portefólio de Jovelino Matos Almeida (Menção Honrosa)

No portefólio submetido por Jovelino Matos Almeida, o Júri valorizou «o evidente esforço de apresentar diversas facetas algarvias, geograficamente centradas entre Silves e Portimão», mas «considerou menos interessante a intensidade entendida como excessiva da edição das imagens digitais, que lhe retiram, no entender do Júri, grande parte do valor documental sem acrescentar particular qualidade estética».

Quanto ao portefólio de João Miguel Sousa Ventura, o destaque do júri foi para «a simplicidade e a honestidade das imagens, todas elas feitas em Olhão, a par com a genuinidade do texto de apoio que integra a candidatura».

Olhão 2
Foto do portefólio de João Miguel Sousa Ventura (Menção Honrosa)

No entanto, considerou «menos interessante o aparente muito reduzido esforço feito pelo candidato na preparação ou seleção das imagens candidatas, construindo o seu portefólio com repetições desnecessárias e que só retiram mérito ao conjunto».

No final da divulgação dos resultados, que decorreu na Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo, foram entregues os prémios aos fotógrafos presentes.

Assim, e de acordo com o regulamento do concurso, Vitor Pina da Silva recebeu um voucher Niobo no valor de 800 euros, enquanto Jovelino e José Ventura receberam ambos um voucher da mesma marca no valor de 200 euros.

Hoje, dia 8 de Setembro, Feriado Municipal de Lagoa, abre no Convento de S. José, nesta cidade, a a exposição «O Algarve de Artur Pastor», a última atividade integrada nos Encontros de Fotografia de Lagoa.

 

 

 

 

 

Entrega dos prémios, no Real Compromisso Marítimo de Ferragudo, aquando do encerramento da Algarve Photo Fair:
(fotos Elisabete Rodrigues/Sul Informação)

Comentários

pub