Faro quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027

A cidade de Faro quer ser a Capital Europeia da Cultura em 2027 e está já a preparar uma proposta, […]

Largo da Sé FaroA cidade de Faro quer ser a Capital Europeia da Cultura em 2027 e está já a preparar uma proposta, que se quer de dimensão regional, para tentar convencer a União Europeia a atribuir-lhe esta distinção.

O anúncio da candidatura foi feito esta segunda-feira pelo presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, no discurso oficial do Dia da Cidade, que se celebra hoje.

Este projeto terá como figura de proa Guilherme de Oliveira Martins. A personalidade escolhida para liderar a comissão de honra da candidatura é o atual presidente do centro nacional de Cultura e foi o responsável pela redação da convenção de Faro, assinada em Outubro de 2005, aquando da realização do Conselho da Europa dos Ministros da Cultura nesta cidade.

À margem da sessão, o edil revelou ao Sul Informação que a proposta já está a ser preparada e que continuará em desenvolvimento até 2017, ano até ao qual as candidaturas terão de ser entregues. «Temos cerca de dois anos para desenhar a nossa ideia. A decisão final será anunciada em 2019», revelou.

Segundo Rogério Bacalhau, o objetivo é criar um projeto que tenha ligações a toda a região e não fique apenas dentro das fronteiras do concelho.

O trabalho está agora a começar e, como aconteceu na Faro Capital Nacional da Cultura 2005, terá um forte envolvimento da Universidade do Algarve.

Vila-Adentro de Faro«Parceiro fundamental, diria mesmo, pilar estruturante para esta candidatura, é a Universidade do Algarve, local onde reside o saber e a investigação, bem como a estabilidade necessária para a construção de um processo tão longo», disse o presidente da Câmara de Faro no seu discurso. Ao Sul Informação, salientou que «uma parceria de 12 anos com a UAlg vai fazer a diferença».

E há que ter trunfos, para garantir que, no final, o júri opta por Faro. «Certamente que nas próximas semanas ou meses surgirão outras candidaturas. Mas estou confiante que, com o envolvimento da região, conseguiremos apresentar uma proposta vencedora», considerou.

A única certeza, para já, é que Portugal volta a ter uma Capital Europeia da Cultura em 2027. Desde que Portugal entrou para a União Europeia, já receberam esta distinção as cidades de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).

«Com a aprovação desta candidatura, que com a nossa determinação conseguiremos, a cultura assumirá um papel fundamental na qualificação da nossa oferta turística, através da captação de novos públicos», acredita Rogério Bacalhau.

Comentários

pub