Algarvio João Pinto estreia-se no Europeu de Vela Paralímpica na 19ª posição

O velejador algarvio João Pinto (Vela Solidária/Iate Clube Marina de Portimão) terminou em 19º na Geral o primeiro dia do […]

Velejador algarvio João Pinto no Europeu de Vela Paralímpica em Valência

O velejador algarvio João Pinto (Vela Solidária/Iate Clube Marina de Portimão) terminou em 19º na Geral o primeiro dia do Campeonato Europeu de Vela Paralímpica, que está a decorrer até de Setembro em Valência (Espanha).

O velejador de Portimão, campeão nacional e vice-campeão europeu de Vela Adaptada na Classe Acess 303 Duplos, teve uma estreia muito dura neste Campeonato Europeu, que disputa «num barco emprestado cujas condições deixam muito a desejar».

«Para primeira experiência numa competição oficial neste tipo de barcos – e tendo em conta que é apenas a 2ª vez que o João anda num 2.4mR – o resultado foi satisfatório», considera o projeto Vela Solidária.

Velejador algarvio João Pinto

João Pinto e o seu treinador Luís Brito estão «cansadíssimos», já que «têm sido três dias de treino e provas intensos, seguidos – sempre – de um mínimo 3/4 horas no clube a tentar melhorar as condições do barco que nos foi emprestado» pela Real Federação Espanhola de Vela. Mas estão «animados» e hoje há mais.

João Pinto é o melhor atleta de Vela Adaptada de Portugal, mas a sua participação neste Europeu em Espanha esteve difícil de conseguir , devido à falta de um barco para que pudesse estar presente.

Os bons resultados do velejador de Portimão – paraplégico na sequência de um acidente de moto há quatro anos, quando já praticava vela – foram todos obtidos em barcos da classe Access, na qual o algarvio é também medalha de bronze europeia em 303 singulares.

Em Portugal, existem apenas três barcos 2.4mR, em Leixões, que não são usados em competições oficiais. Segundo o site Swell-Algarve, João Pinto tentou que um desses barcos lhe fosse emprestado, mas sem sucesso.

O primeiro contacto do velejador e do seu treinador com esta classe de barcos acabou por acontecer em Agosto, num estágio da ISAF (federação internacional), em Inglaterra. João Pinto adaptou-se bem e até ganhou a prova, contra outros nove atletas mais experientes.

João Pinto e o seu treinador Luís Brito deverão agora ser convocados pela Federação Portuguesa de Vela para um segundo estágio, em Melbourne (Austrália), em Novembro, onde ficará depois para participar no Mundial Paralímpico, onde o algarvio tentará a qualificação de Portugal para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro (Brasil).

Comentários

pub