Algarvio Francisco Duarte representa Portugal no Mundial Junior de Surf (com vídeo)

O portimonense Francisco Duarte vai representar Portugal nos Mundiais de Surf Junior – ISA World Junior Championship, que se disputa […]

2FranciscoDuarte_competicao_PraiaFaroO portimonense Francisco Duarte vai representar Portugal nos Mundiais de Surf Junior – ISA World Junior Championship, que se disputa em Oceanside, San Diego, Califórnia entre 11 e 18 de Outubro. O surfista algarvio, de 18 anos, foi convocado pela primeira vez para uma prova e vai «dar tudo», para regressar a Portugal com uma boa prestação.

Francisco Duarte falou com o Sul Informação e explicou que «estava em Lanzarote no dia em que saiu a convocatória. Já estávamos à espera que saísse nesse dia, estava com os meus colegas em viagem. Só ao final do dia recebi o e-mail e foi com grande emoção que recebi a notícia. Já faço estágios com a Federação Portuguesa de Surf há anos, e tinha falhado algumas convocatórias, ou porque não correu bem o estágio, ou por causa da ansiedade, mas desta vez foi bom», contou.

Numa prova que vai ter surfistas de todo o Mundo, Francisco Duarte garante que vai dar o seu melhor e dá prioridade à classificação por equipas acima de uma boa prestação individual.

«Mais do que o título individual, o mais importante é a classificação por equipas. Portugal vai concorrer com grandes nações do surf, como os Estados Unidos, Austrália, ou África do Sul. Quero chegar à Califórnia, surfar bem, sem pressões, para poder apresentar o meu melhor surf. Chega-se às vezes mais longe, quando vamos fase a fase. Vou dar o meu melhor e são essas as minhas expetativas», adiantou.

Francisco Duarte não traçou objetivos específicos para o campeonato e garante que «só voltaria a Portugal desiludido, caso sentisse que não dei o máximo».

1Francisco DuartePara além de ir representar Portugal, Francisco Duarte vai também em representação do surf algarvio, uma vez que é o único surfista da região que integra a seleção para este importante campeonato. «Sinto um orgulho enorme em representar Portugal e, mais ainda, sendo o único representante do Algarve na convocatória».

Apesar de não viver no Algarve desde os 15 anos, quando se mudou para Lisboa para poder evoluir mais no surf, Francisco Duarte não esquece a região e a cidade que o viu nascer «Tenho contacto diário com os meus pais e com amigos. Vim viver para Lisboa, mas mantenho o contacto com o Algarve».

Não foi pela falta de ondas que Francisco Duarte deixou o Algarve, que «tem condições excelentes para o surf, em termos de ondas, mas ainda falta desenvolver um pouco os profissionais que tabalham na área, nomeadamente treinadores. Há grande potencial de crescimento, mas estão no bom caminho», concluiu.

Portugal vai estar representado no ISA World Junior Championship por Mariana Garcia e Teresa Bonvalot em Sub-16 feminino, sendo que Teresa Bonvalot e Mariana Assis vão competir em Sub-18 feminino. Nos Sub-16 masculinos vão estar em prova Francisco Almeida, João Moreira, Salvador Couto e Vasco Mónica, enquanto nos Sub-18 masculinos Luís Perloiro, Jácome Correia e Guilherme Fonseca são os colegas de Francisco Duarte.

Veja Francisco Duarte “em ação” na Indonésia num estágio de treino com a Academia Profissional de Surf (APS).


 

Comentários

pub