Abastecimento de água no Algarve garantido até final de 2016, apesar da seca

O Algarve é uma das regiões do país que está em situação de seca severa a extrema segundo o IPMA, mas […]

Odelouca10 (Small)O Algarve é uma das regiões do país que está em situação de seca severa a extrema segundo o IPMA, mas o abastecimento público de água na região está assegurado até ao final de 2016.

Segundo a Águas do Algarve, «apesar do contexto de seca que se tem vindo a manifestar no território continental, no Algarve a situação das disponibilidades hídricas para o abastecimento público é ainda favorável, estando atualmente assegurado o suprimento das necessidades para o abastecimento público até ao final do período seco de 2016».

Esta disponibilidade verifica-se apesar de os caudais quatro albufeiras que alimentam o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve – Odelouca, Bravura, Odeleite e Beliche – «face ao período homólogo do ano anterior» não terem permitido «grandes incrementos em termos de percentagem de armazenamento de água, com exceção da albufeira da barragem da Bravura que esteve próxima de atingir a sua capacidade máxima».

A Águas do Algarve adianta que «a situação em termos de disponibilidades de água superficial para o abastecimento público é mais favorável na região de Barlavento, onde os consumos são também superiores, sendo que a situação das disponibilidades a Sotavento merece um acompanhamento mais apertado ao longo do próximo período húmido».

O novo ano hidrológico tem início em Outubro e, segundo a empresa, há «a expectativa de melhoria do balanço hídrico com maiores afluências às diversas albufeiras, face aos diversos consumos previstos e perdas, e consequentemente o aumento das disponibilidades totais destas albufeiras».

Segundo a nota enviada às redações pela empresa, esta situação favorável resulta sobretudo da construção da barragem de Odelouca e da sua albufeira e da «existência de uma estratégia de gestão plurianual e integrada de todas as Origens de Água do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, quer superficiais quer subterrâneas».

 

Consumo de água aumentou em 2015 no Algarve

O consumo de água no Algarve aumentou relativamente ao ano passado, sendo que «em julho de 2015, foi fornecido pelo Sistema Multimunicial de Abastecimento de Água, um volume de  9.322.061 m3 de água, superior em 13,65 % face ao mês homólogo do ano anterior».

Segundo a Águas do Algarve, «todas as entidades gestoras em baixa, tiveram consumos de água significativamente superiores ao do mês homologo, com destaque para Loulé (25,6%), Portimão (19,6%) Silves (13,3%), Inframoura (17,0%), TaviraVerde (17,0%) e SGU, VRSA (16,4%)».

A empresa realça também «o aumento significativo de consumo de água nos municípios de Castro Marim (19%), S. Brás de Alportel (35%) e de Monchique que triplicou o consumo, face ao mesmo mês» de 2014.

Comentários

pub