A noite em que a Rota do Petisco se cruzou com o projeto SlowMed (com fotos)

Uma comitiva de 90 convidados, do Egito, Itália, Espanha, Palestina, Líbano e Portugal, todos participantes no Festival Internacional SlowMed, esteve […]

Rota do Petisco SlowMed_03Uma comitiva de 90 convidados, do Egito, Itália, Espanha, Palestina, Líbano e Portugal, todos participantes no Festival Internacional SlowMed, esteve ontem à noite no Museu de Portimão para conhecer – e provar – a Rota do Petisco, que hoje começa oficialmente, envolvendo 170 restaurantes e pastelarias de Portimão, Silves, Alvor, Praia da Rocha, Ferragudo, Mexilhoeira Grande e, este ano, pela primeira vez, de Monchique.

Os visitantes integram o grupo de profissionais que ontem andaram em digressão pelo Algarve, no âmbito da fam trip realizada em paralelo com o Festival Internacional SlowMed, um evento dedicado à cultura e gastronomia mediterrânicas, e integrado na Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira.

Entre eles, havia 24 chefs, 24 filmakers, seis nutricionistas e outros tantos especialistas em comunicação e alimentação, bem como investigadores, escritores e responsáveis nacionais e estrangeiros por organizações que trabalham sobre as questões da cultura, da gastronomia, do cinema de documentário e da alimentação.

À sua espera, além dos presidentes das Câmaras de Portimão (Isilda Gomes) e Monchique (Rui André), da equipa responsável pelo Museu de Portimão e da associação Teia d’Impulsos, que organiza a Rota dos Petiscos, havia várias mesas cobertas de alguns dos pratinhos que serão servidos nos restaurantes ao longo da iniciativa. A acompanhar, bons vinhos algarvios, cerveja bem fresquinha, e ainda água e refrigerantes, para quem não bebe álcool.

José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, saudou a comitiva dizendo que «na Dieta Mediterrânica, à volta da mesa não se come, faz-se amigos e convive-se». Foi esse o mote da noite, com os convidados a chamar um figo às iguarias postas à sua disposição.

A Rota do Petisco começa hoje, 4 de Setembro, e prolonga-se até 11 de Outubro.

Comentários

pub