Teatro das Figuras sugere música, dança e humor no pico do Verão

Música e danças do mundo, humor, a estreia no Algarve de uma orquestra que reúne músicos portugueses que tocam no […]

NiltonMúsica e danças do mundo, humor, a estreia no Algarve de uma orquestra que reúne músicos portugueses que tocam no estrangeiro e, claro, muita música portuguesa, na 2ª edição do Festival F.

Estas são as sugestões do Teatro das Figuras para o mês de Agosto e primeira semana de Setembro, período que terá menos oferta do que é habitual, em virtude do encerramento deste espaço cultural farense para férias.

O Teatro fechou esta quarta-feira e volta a abrir no dia 12 de Agosto, para começar a preparar a Gala de Abertura do Folkfaro, agendada para 15 de Agosto às 21h30, onde as formações convidadas, provenientes de sete países, se darão a conhecer ao público de Faro. Na semana que se segue, estes grupos folclóricos vão dar espetáculos individuais, no Largo da Sé, naquele que é o maior festival de folclore do Sul de Portugal.

Do cartaz, fazem parte grupos de vários pontos de Portugal, Taiwan, Bolívia, Bósnia-Herzgovina, Eslovénia, Espanha e Irlanda do Norte.

Orquestra XXINo dia 28 de Agosto, o portimonense Nilton irá trazer humor à principal sala de espetáculos de Faro, numa sessão de stand up comedy com mais de uma hora, com início às 21h30. «Nilton sobe sozinho a palco para falar sobre o mundo em geral e os portugueses em particular. E porque a crise ainda está na ordem do dia, dá boas ideias para nos salvar da crise», descreve o Teatro das Figuras.

«Nilton é um humorista com quatro livros editados e dois DVD. Nos últimos anos tem-se dedicado à rádio, à televisão, mas essencialmente aos espectáculos ao vivo e à tentativa de descobrir se as batatas doces sofrem ou não de diabetes», acrescenta.

No mês de Setembro, no dia 3, será a vez da Orquestra XXI vir até Faro, pela primeira vez. A formação musical, que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro, entre os quais o clarinetista Horácio Ferreira, Jovem Músico do Ano de 2014,apresnetará um repertório que inclui dois poemas sinfónicos de Francisco de Lacerda, a orquestração de L. Berio da primeira sonata para clarinete e piano de J. Brahms, em estreia nacional, e uma obra de referência do repertório sinfónico- a 5ª Sinfonia de Tchaikosky.

Festival F ganhou novo espaço junto às muralhas da Vila-AdentroA música clássica tocada por portugueses abrirá o apetite para a música portuguesa, tocada numa zona bem antiga de Faro: a Vila-Adentro. O Teatro das Figuras volta a sair de dentro de quatro paredes, para nova edição do Festival F, evento organizado e programado pela estrutura cultural da capital algarvia.

Nos dias 4 e 5 de Setembro, a Cidade Velha de Faro acolhe muitas bandas e artistas nacionais, entre nomes consagrados, como António Zambujo, Manel Cruz e David Fonseca, mas também nomes emergentes do panorama musical nacional.

Além dos artistas convidados, a edição de 2015 do «F» conta com outro motivo de atração, o aproveitamento de um amplo espaço existente na Vila-Adentro, há muito fechado, a propriedade privada conhecida como «Muralhas», que vai acolher um palco e permitir que o recinto de Festival quase dobre de tamanho.

Comentários

pub