Sistema elétrico da Igreja de São Pedro de Faro será renovado para aumentar a segurança

É, sobretudo, «uma questão de segurança», mas, de caminho, aproveita-se para valorizar o rico património da Igreja de São Pedro […]

Assinatura protocolo Igreja São PedroÉ, sobretudo, «uma questão de segurança», mas, de caminho, aproveita-se para valorizar o rico património da Igreja de São Pedro de Faro, um imóvel histórico construído no século XV com os contributos dos pescadores locais.

O sistema elétrico e o de iluminação interior do templo Farense vão ser renovados ao abrigo de um protocolo assinado entre a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro, a CCDR do Algarve e o Governo, esta quarta-feira. O Estado irá contribuir com 70 por cento dos 70 mil euros necessários para realizar esta obra, no âmbito do «Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva».

A cerimónia de assinatura do acordo contou, inclusivamente, com um membro do Governo, o secretário de Estado da Administração Local António Leitão Amaro, que frisou que o apoio, apesar de ser dado a uma entidade religiosa, é motivado pelo valor patrimonial do edifício e pelo seu forte pendor comunitário, as bases do programa que comparticipa a obra.

E património não falta, na Igreja de São Pedro, a Matriz de Faro. Desde os altares, em fina talha, aos seus muitos recantos, passando pelas imagens e pela arquitetura da igreja, são muitos os elementos que sobressaem.

Um dos objetivos desta intervenção é garantir que as belezas do templo sobressaiam ainda mais. «As pessoas, nomeadamente os jovens, entram aqui e queixam-se que é muito sombria. A ideia é realçar os diferentes elementos da Igreja», revelou o padre César Chantre, representante da Fábrica da Igreja de S. Pedro na cerimónia.

Mas a razão principal para esta intervenção «é a segurança». «O sistema elétrico que está aqui instalado é muito antigo e precisa de ser todo remodelado», disse. Tendo em conta os muitos elementos em madeira e talha existente na Igreja, a antiguidade do sistema elétrico aumenta substancialmente o risco de incêndio.

O padre César Chantre lançou ainda o repto para a criação «de um circuito que parta da Igreja dos Capuchos, passe em São Pedro e siga para a Cidade velha», com remodelação das praças junto aos templos e condicionamento de trânsito em algumas artérias daquela zona nobre de Faro. «As autoridades aqui presentes deram-me a garantia que o assunto será estudado», disse.

Comentários

pub