PS compromete-se a «reabrir dossiê da Variante da EN125 em Olhão»

Os candidatos algarvios do PS às próximas Eleições Legislativas querem «reabrir o dossiê da Variante Norte à cidade de Olhão», […]

candidatos PS em OlhãoOs candidatos algarvios do PS às próximas Eleições Legislativas querem «reabrir o dossiê da Variante Norte à cidade de Olhão», umas das obras retiradas pelo atual Governo das prioridades de intervenção na EN125, anunciou José Apolinário, o cabeça de lista dos socialistas.

Após uma reunião, esta manhã, com o presidente da Câmara de Olhão, o também socialista António Miguel Pina, José Apolinário manifestou «preocupação pelo facto da variante ter saído das prioridades» nas obras previstas, considerando que essa foi uma «opção errada», já que este é «um dos pontos da EN125 com maior tráfego».

«Nós queremos que as Infraestruturas de Portugal [empresa de capitais públicos responsável pelas obras de requalificação] assumam com a Câmara Municipal um calendário exequível, que permita reabrir e relançar o tema da Variante Norte à cidade de Olhão», disse o nº1 da lista do PS em declarações ao Sul Informação.

«O PS quer que, no âmbito do Orçamento da Infraestruturas de Portugal, se encontre uma solução fazível para resolver este bloqueio» frisou José Apolinário, salientando que «após a abertura da Variante de Faro, esta situação em Olhão ainda se torna mais gritante». «Não faz sentido que a EN125 se mantenha assim, porque a Infraestruturas de Portugal, em Lisboa, não tem capacidade de conhecer a realidade no terreno, em Olhão».

O autarca António Pina, por seu lado, defendeu que «os olhanenses não podem ser tratados de forma diferente dos seus vizinhos farenses. O troço da EN125 que atravessa a cidade é uma rua de Olhão», que conta, por exemplo, com pelo menos 10 passadeiras de travessia de peões.

Os candidatos – numa comitiva que integrava José Apolinário, António Eusébio, Jamila Madeira, Fernando Anastácio e João Pedro Rodrigues – criticaram ainda o recente anúncio de conclusão das obras de requalificação da EN125 até ao final de 2016, feito, em declarações ao Sul Informação, por António Ramalho, presidente da empresa Infraestruturas de Portugal.

Novo troço da Variante a Faro já foi abertoManifestando-se «farto de ser enganado», Apolinário disse que «a mais recente operação de demagogia, mistificação e mentira são as declarações do presidente das Infraestruturas de Portugal ao Sul Informação», uma vez que, frisou, «as Estradas de Portugal lançaram no início de 2015 apenas concursos para os projetos de execução, que, segundo aquilo que está publicado na base.gov, tinham que estar prontos até 15 de Agosto. Mas não está lançado um único concurso de adjudicação, para a obra em si, pelo menos não está publicado na base.gov».

Ora, salientou o cabeça de lista do PS, «quem não lançou ainda concursos para as obras não pode vir a público prometer que vai concluir obras de 14 milhões de euros no final de 2016». Primeiro, disse José Apolinário, é preciso «lançar os concursos para as obras, depois, esses concursos, para obter o visto do Tribunal de Contas, chegam a levar três meses (às vezes mesmo seis meses), pelo que não é viável realizar 14 milhões de euros de obra em nove meses, isso é atirar areia para os olhos».

«É preciso dizer com todas as letras que, ao longo dos últimos quatro anos, as Estradas de Portugal e o Governo da atual maioria não cumpriram nenhuma das promessas que fizeram aos algarvios em matéria de requalificação da 125», acrescentou, na sua entrevista ao nosso jornal.

Por isso, anunciou, «até ao final do ano, queremos que seja lançado o concurso de execução das obras» que faltam para terminar a requalificação da EN125 no troço Olhão/Vila Real de Santo António.

Apolinário enunciou ainda aquilo que considerou como quatro factos relativos às obras de requalificação da EN125: «1º facto – nas últimas Eleições Legislativas, a requalificação da EN125 era um dos 10 compromissos da candidatura do PSD liderada pelo Dr. Mendes Bota; 2º facto – desde que o Dr. Mendes Bota saiu da Assembleia da República os próprios deputados do PSD deixaram de dar atenção ao tema da requalificação da 125; 3º facto – a única coisa que se fez no Algarve nos últimos tempos foi concluir as variantes a Faro, Lagos e proximamente a do Troto/Almancil, que foram obras lançadas em tempo do Governo do PS; 4º facto – foi prometido à AMAL, em reunião com os autarcas em Julho de 2014, que seriam lançados, em Agosto e Setembro de 2014 e em Fevereiro de 2015 os concursos de obras, mas a única coisa que foi lançada foram os concursos de execução, não há concursos para as obras».

Os candidatos do PS comprometem-se também, caso sejam eleitos, a «trimestralmente apresentar um relatório da situação aos cidadãos sobre o desenvolvimento deste processo, dos contactos que fizermos, dos nossos trabalhos, reportando as iniciativas dos deputados e do próximo Governo PS, em matéria de requalificação da EN125». «Não iremos largar um dia a Infraestruturas de Portugal com esta questão», prometeu o socialista José Apolinário.

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