PO Algarve21 financia melhoria da eficiência energética do hospital da Misericórdia em Portimão

A Santa Casa da Misericórdia de Portimão investiu perto de 110 mil euros a reformular toda a cobertura do edifício […]

Toda a cobertura do edifício hospitalar foi remodelada
Toda a cobertura do edifício hospitalar foi remodelada

A Santa Casa da Misericórdia de Portimão investiu perto de 110 mil euros a reformular toda a cobertura do edifício hospitalar do seu Parque de Saúde, situado na Avenida S. João de Deus, em Portimão, para melhorar a sua eficiência energética.

O projeto, aprovado no final de 2013, recebeu cofinanciamento do FEDER, através do Programa Operacional Algarve 21 (eixo de Eficiência Energética), em cerca de 65% do montante de investimento elegível aprovado.

A operação consistiu na instalação de isolamento térmico na cobertura do edifício hospitalar (que já albergou o Hospital de Portimão) e fração adjacente, numa extensão total de aproximadamente 2.880 metros quadrados em cobertura inclinada e plana e de 127 emtros quadrados em paredes exteriores.

No seguimento desta intervenção, e após análise dos respetivos indicadores de resultado, a eficiência energética do edifício passou a ser de classe B, «estimando-se, com base nos primeiros três meses, uma poupança de energia primária (elétrica) na ordem dos 81,5 MWh/ano».

A Santa Casa da Misericórdia de Portimão salienta que, na «continuidade dos investimentos já realizados nos últimos seis anos, a melhoria da eficiência energética continuará a ser uma área de interesse e investimento» para aquela instituição.

Comentários

pub