Oposição diz que inauguração da Variante a Faro é «positiva» apesar da longa espera

A abertura ao trânsito do troço principal da última fase da Variante Norte a Faro é «positiva» e é vista […]

Novo troço da Variante a Faro já foi abertoA abertura ao trânsito do troço principal da última fase da Variante Norte a Faro é «positiva» e é vista como «um momento alto» pelas forças da oposição, na capital algarvia.

O PS e a Aliança Salvar Faro saúdam a inauguração da nova estrada, mas não deixam de lembrar que acontece bem próxima das Eleições Legislativas, apesar dos muitos anos desde o início do processo, e que ainda há intervenções por acabar.

Os socialistas tomaram uma posição pouco depois de o trânsito ter começado a circular no novo troço da Variante, lembrando que a empreitada que está agora prestes a concluir foi lançada em 2009 «por um Governo e por uma Câmara do PS».

O PS faz uma retrospetiva do longo processo que culminou com a inauguração de ontem, lançado no mandato do socialista Luís Coelho (1999-2002). O PS acusa o PSD de ter «abandonado» o projeto entre 2002 e 2005, numa altura em que a Câmara era liderada por José Vitorino, eleito pelo PSD, e garante que só voltou a estar na ordem do dia quando o socialista José Apolinário tomou conta dos destinos da Câmara de Faro (2005-2009).

No que toca à obra em si, os socialistas consideram que é «essencial para a capital do Algarve, designadamente por retirar mais de 20 mil veículos por dia a atravessar a cidade».

Já o movimento liderado por José Vitorino, um dos visados pelas críticas do PS, lembra as «fortes limitações ainda existentes», enumerando as intervenções que ainda falta concluir, das quais destaca «uma fundamental, designada Rotunda da EN2, que garantirá o acesso e distribuição do tráfego para Norte e Sul».

«Os problemas de fundo ainda por resolver, passados 13 anos sobre o início do processo da 2ª fase da Variante, confirmam a má sina de sempre, apesar dos poderes de várias colorações partidárias, e justificam um forte apelo e reivindicação às Estradas de Portugal para a urgente conclusão das obras», considerou a Aliança salvar faro, do antigo presidente da Câmara de Faro.

Comentários

pub