Manta Rota volta a receber tradição do Banho Santo a 29 de agosto

As festas de Verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, entre os dias 21 […]

São João da Degola_2As festas de Verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, entre os dias 21 e 30 de agosto. O programa de animação inclui concertos, bailes, dança e fogo-de-artifício, mas o ponto alto das comemorações acontece a 29 de agosto, às 11h00, com o«Banho Santo», em pleno areal da Manta Rota.

A Câmara de Vila Real de Santo António explica que «o banho de mar é um encontro que se realiza anualmente a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado. Em anos idos, este era o dia em que as gentes oriundas da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas dos seus animais de carga, para “dar banho” e fazer um piquenique».

O programa de festas tem início na sexta-feira, dia 21 de agosto, com concertos e bailes, a partir das 21h00. Entre os artistas a subir ao palco estão Domingos e Amigos, Som Ritmo, Uns e Outros, Bailasons, Duo Reflexo, entre outros.

No sábado, dia 29, a programação começa com o Banho Santo, às 11h00, na praia da Manta Rota. Às 18h30, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista. Mais tarde, às 21h00, tem início o baile, seguindo-se um espetáculo de fogo-de-artifício, à meia-noite.

No domingo, dia 30, as festas encerram com uma demonstração do grupo de dança «Arutla» e baile com o «Duo Reflexo».

Todos os espetáculos têm lugar no largo frente ao Centro de Artes e Ofícios (edifício do antigo casino) e são de entrada livre.

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» com apoios da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela.

Comentários

pub