Hospitais do Algarve contrataram 142 médicos desde o início de 2015

Desde o início de 2015, já iniciaram funções no Centro Hospitalar do Algarve 142 médicos, a larga maioria dos quais […]

hospital de Portimão4Desde o início de 2015, já iniciaram funções no Centro Hospitalar do Algarve 142 médicos, a larga maioria dos quais com «contrato de prestações de serviço e/ou avença».

A Administração Regional de Saúde do Algarve (ARSA) fez um balanço do investimento que foi feito nos últimos anos nos hospitais algarvios, com especial enfoque no pessoal que foi contratado este ano, numa nota de imprensa enviada às redações.

Além de salientar a contratação de 142 médios, 124 como prestadores de serviços e/ou avençados, 14 através de procedimentos concursais e quatro por contrato individual de trabalho, a ARSA anunciou que foram contratados «68 enfermeiros, 14 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, um Técnico Superior de Serviço Social, dois Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho, quatro Técnicos Superiores de Farmácia, um Assistente Técnico e 87 Assistentes Operacionais».

A mesma entidade realçou, na mesma nota, o investimento que foi feito entre 2013 e 2015, no seguimento da fusão dos três hospitais do algarve Faro, Portimão e Lagos – que deu origem ao CHA. O Ministério da Saúde terá investido 598,5 milhões de euros nos hospitais do Algarve, o que permitiu ao CHA «sair da situação de falência técnica e iniciar o ano de 2015 com uma situação na dívida a terceiros controlada e uma posição financeira sustentável das suas unidades hospitalares».

Desta verba, 457,1 milhões de euros foram transferidos para o centro hospitalar da região «no âmbito dos contratos-programa anuais estabelecidos entre a ARS Algarve e o CHA» e os restantes 141,3 milhões de euros são «referentes a aumento de capital e verbas adicionais de convergência canalizadas para o reequilíbrio financeiro e regularização de dívidas a fornecedores das unidades hospitalares na Região do Algarve».

Comentários

pub