Genealogista Nuno Campos Inácio encabeça lista do «Nós, Cidadãos!»

O genealogista Nuno Campos Inácio é o cabeça-de-lista pelo Algarve do recém-criado partido Nós, Cidadãos! às Eleições Legislativas de 4 […]

nuno campos inácioO genealogista Nuno Campos Inácio é o cabeça-de-lista pelo Algarve do recém-criado partido Nós, Cidadãos! às Eleições Legislativas de 4 de outubro.

Os filiados, simpatizantes e candidatos independentes do Nós, Cidadãos! – Algarve, reuniram-se ontem, dia 18 de Agosto, para eleger a sua lista, «utilizando o critério matemático criado pelo matemático francês Jean-Charles Borda».

A lista do Nós, Cidadãos! no Algarve tem como mandatário João Paulo Lopes, de Portimão, diretor adjunto de uma empresa bancária e professor universitário. Domingos Martins, também de Portimão, ex-militante do PCP, dá o seu rosto na qualidade de mandatário financeiro.

A nível nacional, o novo partido tem como presidente da Comissão Política Nacional Mendo Castro Henriques, que é também presidente do IDP – Instituto Democracia Portuguesa, embora, curiosamente, esse seu cargo não conste da biografia oficial publicada no site do Nós, Cidadãos!

Na sua página de Facebook, o cabeça de lista algarvio Nuno Campos Inácio salienta que foi «com sentido de responsabilidade e motivado pela vontade de poder fazer mais e melhor pela Região do Algarve que decidi aceitar o desafio para ser cabeça-de-lista pelo Algarve».

«Esta é uma candidatura de algarvios pelo Algarve, em defesa da nossa identidade histórica e cultural. Não concorremos contra ninguém, concorremos em defesa da nossa região algarvia. Acima de todas as divergências políticas é chegada a hora de ser criada uma força reivindicadora dos interesses da Região do Algarve, que coloque os interesses da nossa região acima dos interesses partidários», acrescenta o candidato.

Segundo Antonieta Guerreiro, coordenadora distrital do Nós, Cidadãos! – Algarve, «este partido veio para ficar e nunca nos esqueceremos da nossa génese – a cidadania ativa, participativa e democrática».

Surgido do Movimento que lhe dá nome, o Nós, Cidadãos! começou a sua caminhada em Janeiro de 2013 com o primeiro encontro de Movimentos Cívicos, realizado em Miranda do Corvo, na sequência da Grande Manifestação de 15 de Setembro de 2012.

«O Movimento Nós, Cidadãos! tornou-se partido porque a Lei proíbe que os cidadãos se candidatem sem ser ao abrigo de um Partido. A existência do Nós, Cidadãos! deve-se à incapacidade dos atuais partidos se regenerarem por dentro – tal é a teia de interesses e negócios em que estão enredados. Ao fim de 200 anos, os partidos, tal como os conhecemos hoje, estão no fim do seu ciclo de vida, sendo necessárias novas formas de participação cívica e política. O Nós, Cidadãos! está cá para garantir que esse processo de mudança acontece de forma natural, pacífica, sã e democrática, cujo crescimento é inversamente proporcional à decadência dos atuais partidos», reitera a ex-deputada do PSD, que afirma não encabeçar a lista, «desta vez», «por opção própria e pelas prioridades da sua vida».

 

A lista do Nós, Cidadãos! – Algarve:
1. Nuno Campos Inácio – ex-militante do PSD, sócio gerente da Editora Arandis, escritor, e genealogista – Portimão
2. Antonieta Guerreiro – ex-deputada do PSD, consultora – Faro
3. Nuno Alves – presidente do Banco Alimentar do Algarve – Albufeira
4. Paulo Domingos – músico – Olhão
5.  Estela Lapa – Portimão
6.  João Bárbara – Portimão
7.  Luís Santos
8.  Maria Teresa Sequeira – Silves
9.  Fernando Carapeto
10. Noélia Falcão
11. José Gamboa
12. António Barão Iria
13. Patrícia Félix
14.  Telma Martins

Comentários

pub