Festas de Nossa Senhora da Luz animam Lagoa

A procissão solene pelas ruas da cidade, com a imagem de Nossa Senhora da Luz, atribuída a Machado de Castro, […]

senhora da luz_2A procissão solene pelas ruas da cidade, com a imagem de Nossa Senhora da Luz, atribuída a Machado de Castro, é o ponto alto das festas em honra da padroeira, marcadas para 8 de Setembro, feriado municipal.

A procissão sai às 19h00 da Igreja Matriz – que foi praticamente destruída pelo terramoto de 1 de novembro de 1755 – relíquia da arquitetura religiosa, que ostenta uma frontaria barroca, com três naves, e alberga a imagem de Nossa Senhora da Luz.

Nossa Senhora da Luz fez a sua primeira saída, em procissão popular, no ano de 1837, por decisão da Junta da Paróquia, a 9 de agosto do mesmo ano. Hoje, o evento é tão conhecido e venerado na região que arrasta consigo multidões, face ao peso das fortes tradições religiosas que representa, pelo que constitui um cartão de visita do concelho, em termos de cultura católica.

A festa continua, depois, em frente à Igreja Matriz, no Largo dos Combatentes – onde se situam a Biblioteca, o Arquivo Municipal e o monumento aos Combatentes – que se transforma num animado ponto de encontro, com o apoio logístico e funcional da Câmara Municipal de Lagoa, responsável pela vinda dos artistas e que também faculta o espaço a pequenos feirantes.

Para que a festa seja, de facto, de raiz popular, a Paróquia organiza uma quermesse com as doações da população.

senhora da luz_1Este ano, as Festas em Honra da Senhora da Luz começam no dia 4 de Setembro, com a apresentação da peça de teatro de humor “Os retrasados no Zoomarine”, pelo Grupo Coral Jovem da Paróquia de Lagoa, no Auditório Municipal (21h00).

No domingo, dia 6, celebra-se a eucaristia comemorativa da Sagração da Igreja Matriz (12h00), tendo ainda lugar a final do concurso “Voz de Lagoa 2015” (21h00).

Na segunda-feira, dia 7, haverá eucaristia (9h00), abertura da Quermesse (20h00) e espetáculo com Ricardo & Henrique.

O dia grande das festas é o 8 de Setembro, com diversas iniciativas programadas. Assim, às 16h00, abre a exposição de fotografia “O Algarve de Artur Pastor”, no Convento de S. José, ponto alto dos Encontros de Fotografia de Lagoa.

Depois da missa às 18h00, segue-se a procissão pelas ruas da cidade (19h00), a abertura da Quermesse (20h00), o espetáculo com Adriana Lua e sua banda (22h00), seguido do tradicional fogo de artifício (23h45).

Comentários

pub