Festa na Praia da Falésia/Albufeira tem licença da Capitania

A “Sound Beach Party On”, marcada para este domingo na Praia da Rocha Baixinha, também conhecida como Praia da Falésia/Albufeira, […]

praia da falésia albufeira
Tudo preparado para a festa na Praia da Falésia/Albufeira ou da Rocha Baixinha – foto de Sérgio Brito

A “Sound Beach Party On”, marcada para este domingo na Praia da Rocha Baixinha, também conhecida como Praia da Falésia/Albufeira, «vai realizar-se» e tem «licença da Capitania», disse ao Sul Informação o comandante Santos Pereira, responsável pela Capitania do Porto de Portimão, que tem jurisdição naquela zona litoral.

«Durante o decorrer da festa, os militares da Autoridade Marítima irão ao local e verificarão se o evento tem todas as outras licenças necessárias para que se possa realizar», acrescentou o comandante Santos Pereira.

Ontem, a Câmara de Loulé manifestou, em comunicado, a sua «preocupação» quanto à realização desta festa de praia, evento que, afirmava a autarquia louletana, «não se encontra devidamente licenciado, nomeadamente em termos de circulação rodoviária ou em situações de emergência».

Apesar de a festa estar programada para o concelho vizinho de Albufeira, numa zona a que, por proximidade com Vilamoura, se chama ainda Praia da Falésia, embora se trate, na realidade, da praia albufeirense da Rocha Baixinha, a Câmara de Loulé manifestou a sua «preocupação com o impacto que este evento pode ter para Vilamoura e para todos os residentes ou visitantes, que, neste dia, poderão sofrer as consequências de um evento que, ao que se sabe, não se encontra devidamente licenciado, nomeadamente em termos de circulação rodoviária ou em situações de emergência».

A autarquia presidida pelo socialista Vitor Aleixo diz mesmo ter transmitido, no dia 24 de Julho, «à pretensa organização e às entidades envolvidas – Câmara Municipal de Albufeira, GNR, APA e Autoridade Marítima – a sua preocupação com esta possibilidade, uma vez que se desconheciam e desconhecem planos de segurança, emergência, trânsito e preparação e recuperação da envolvente». Essas preocupações foram reiteradas ontem, 1 de Agosto.

Até agora, a Câmara de Albufeira ainda não esclareceu se, pela sua parte, a “Sound Beach Party On” está ou não licenciada. O Sul Informação continua, desde ontem, a tentar obter esclarecimentos por parte da autarquia, mas não tem sido possível contactar com o presidente Carlos Silva e Sousa.

De qualquer modo, fontes ligadas ao processo consideram que, na polémica em torno desta que é apenas mais uma das inúmeras festas de praia que em Agosto invadem o Algarve, há aproveitamento político, uma vez que Loulé é uma Câmara governada pelo PS e Albufeira pelo PSD.

sound beach partyAfastado das lutas políticas, o comandante Santos Pereira, em declarações ao Sul Informação, disse estranhar o «argumento da Câmara de Loulé de que esta festa poderá trazer problemas de trânsito a Vilamoura». É que, salientou, «a afluência prevista à festa na praia da Rocha Baixinha, que é só um dia, é de 2000 pessoas». Ora, «a Câmara de Loulé licenciou eventos diários com cerca de 6000 pessoas, dentro de Vilamoura, por isso não se percebe esta preocupação».

O responsável pela Capitania voltou a afirmar que os militares da Autoridade Marítima estarão atentos e irão verificar se a “Sound Beach Party On” tem todas as licenças em ordem.

A festa que está na origem da polémica entre concelhos vizinhos, a “Sound Beach Party On”, vai decorrer entre as 15 e as 23h00 deste domingo, 2 de Agosto, e tem página no Facebook, que pode ser consultada aqui, sendo promovida pela empresa Espiral de Letras Publicidade e Eventos Lda.

Os bilhetes têm estado à venda nos sites habituais, custando entre 15 e 30 euros, mas havendo também espaços VIP a 1000 euros, para 12 pessoas, com champanhe.

Na festa no areal da Rocha Baixinha, ao longo de toda a tarde e noite de hoje, está prevista a atuação dos Djs Dimitri Viegas & Like Mike, Tony Junior, Diego Miranda, e KRASH. O palco e o estrado onde decorrerá a festa já estão montados e à espera do início de mais um evento de praia.

Comentários

pub