Escola Internacional das Artes de Loulé e os seus frutos relembrados em exposição

A exposição «Escola Internacional das Artes de Loulé 1993-1997 – Retrospetiva por Nicole Callebaut» vai estar patente a partir de […]

Exposição Escola das ArtesA exposição «Escola Internacional das Artes de Loulé 1993-1997 – Retrospetiva por Nicole Callebaut» vai estar patente a partir de 13 de Agosto e até 30 de Setembro no Convento de Santo António, em Loulé.

Esta mostra junta obras do espólio da Câmara de Loulé, mas também trabalhos recentes de professores desta escola de artes, uma iniciativa que a autarquia louletana promoveu nos verões entre 1993 e 1997.

As obras pertencentes à autarquia «foram selecionadas por um júri internacional no fim de cada sessão» destes cursos de Verão, que, segundo a Câmara de Loulé, aliavam a vertente de residência artística de artistas plásticos conceituados à formação.

Alguns desses artistas, nomeadamente Bruce Dorfman (Nova Iorque), Minerva Durham (Nova Iorque), Enrico Gonçalves (Portugal), Cécile Massart (Bélgica) e Pascaline Wollast (Bélgica), vão agora ceder obras recentes de sua autoria para abrilhantar esta exposição.

A curadora da exposição é Nicole Callebaut, artista belga que explorou, durante mais de 40 anos de carreira, «a relação entre a linha e a superfície, entre a luz e cor, procurando tanto uma experiência pictórica como intelectual».

«Na sua abordagem temática, utiliza várias técnicas, tais como papel feito à mão, tinta acrílica, colagens e instalações. O seu trabalho não procura uma completa abstração, nem tem a ambição de alcançar uma estética ideal, contudo quer inventar uma nova relação com o mundo», descreve a Câmara de Loulé.

A inauguração da exposição acontece no dia 13 de Agosto, uma quinta-feira, às 19 horas.

Comentários

pub