A Idade Média regressa a Castro Marim e fica mais um dia do que é habitual

A vila de Castro Marim vai recuar cinco séculos no tempo e regressar aos Dias Medievais, já a partir de […]

Dias Medievais Castro MarimA vila de Castro Marim vai recuar cinco séculos no tempo e regressar aos Dias Medievais, já a partir de hoje, dia 26 de Agosto. A 18ª edição do mais emblemático evento promovido anualmente neste concelho do Sotavento terá mais um dia do que o habitual e durará até 30 de Agosto.

Esta é uma das muitas novidades dos Dias Medievais de Castro Marim de 2015. O evento cresce no tempo de duração, mas também no tamanho do recinto, já que a Feira Medieval irá ser alargada à zona Nascente da Vila.

E os visitantes terão agora de pagar para entrar não só no Castelo, como noutros anos, mas também no recinto da Vila. Agora, entrar na zona exterior ao castelo (a entrada na fortaleza também é cobrada, à parte) custa 2 euros, mantendo-se a entrada gratuita para menores de 12 anos. Já os munícipes castromarinenses terão acesso gratuito a todo o evento.

«No ano passado, foi promovido um amplo debate sobre os Dias Medievais, onde participaram todos os que assim o desejaram. Houve consenso numa série de alterações, que estamos a implantar este ano», revelou ao Sul Informação o presidente da Câmara de Castro Marim Francisco Amaral.

A decisão de também começar a cobrar entrada na Feira Medieval foi uma delas e tem a ver com a vontade do município castromarinense em tornar o evento «totalmente autossustentável». «É importante esta sustentabilidade, que antes não acontecia», disse o edil, acrescentando que este festa motiva um investimento, por parte do município, de cerca de 400 mil euros.

Esta novidade está ligada à expansão do recinto, uma medida que poderá ter alguns impactos, para a população local, mas que Francisco Amaral acredita que será bem aceite, já que a iniciativa «é muito importante para a dinâmica económica local».

De resto, os residentes no concelho têm, em 2015, acesso gratuito a todo o evento, até porque muitos deles dão um forte contributo à festa. «Desde a primeira edição que há uma grande envolvência da população», que se veste a rigor e dá ainda mais cor ao evento. «Esperamos ter centenas de figurantes», ilustrou. As credenciais para residentes podem ser levantadas no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) e nas Juntas de Freguesia de Azinhal, Altura e Odeleite.

Desfile Dias Medievais 2014O que se mantém igual a outros anos é a festa no castelo, o centro nevrálgico do evento, onde «a experiência vale a pena e as pessoas têm a sensação que estão mesmo a recuar cinco séculos no tempo».

Aqui, serão recriadas atividades típicas da época medieval,  num ambiente que remete, na totalidade, para aquele período da história. Nas ruas e praças do castelo, os visitantes cruzam-se com cavaleiros, nobres, clero, artistas de rua, artesãos medievais e até mendigos “pestilentos”.

«Personagens mitológicas e históricas, guerreiros, monstros, princesas, reis e rainhas, as várias classes sociais – clero, nobreza, burguesia e povo -, desfilarão pela vila de Castro Marim, num revivalismo da contradição barbárie e cultura, que tão bem caracteriza a Idade Média, palco de guerras, violência, da mortífera peste negra, de torturas, mas também de decisivos acontecimentos históricos e magníficas produções culturais e artísticas, como a criação da cidade, dos bancos, dos câmbios e também da universidade», descreve a Câmara de Castro Marim.

Já a animação de rua será garantida por «grupos de música e de dança, cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros».

«A recriação é muito rigorosa, o que faz com que valha a pena visitar os Dias Medievais. Nós estamos no litoral algarvio e este é um cartaz importante, nesta época de Verão», considerou, por seu lado, Francisco Amaral.

No Mercado Medieval, instalado no castelo «estão representadas mais de 45 profissões», sendo ainda atrações a exposição de instrumentos de tortura e punição, as mostras gastronómicas e os grandes espetáculos, que se concentrarão nesta zona.

Dias Medievais 2014Para aceder a esta zona do recinto, os visitantes terão de pagar 6 euros (3 euros para crianças entre os 5 e os 11 anos), valor que dá acesso ao castelo, ao mercado medieval e aos brindes.

Outro ponto alto dos Dias Medievais são os banquetes diários, que contam com a assinatura do chef Louis Anjos. Por 30 euros por pessoa, pode-se desfrutar de um banquete medieval, «à luz misteriosa das tochas e ao som da guitarra clássica», bem como de toda a animação musical em cartaz, já que «todos os grupos passam por lá», segundo a autarquia. O acesso a todo o recinto fica, igualmente, garantido.

Os bilhetes para os Dias Medievais estão à venda em bancas instaladas nas diferentes praias do concelho, nomeadamente Alagoa/Altura, Praia Verde e Cabeço, no Centro Comercial Tavira Gran Plaza e, durante o evento, nas bilheteiras dispersas pela vila de Castro Marim. Para participar no banquete medieval é necessário fazer reserva antecipada.

Comentários

pub