170 restaurantes preparam-se para a invasão da 5ª Rota do Petisco

A partir de 4 de setembro, os petiscadores voltam a invadir os restaurantes, pastelarias e snack-bares de Portimão, Silves, Alvor, […]

121 Captain-TableA partir de 4 de setembro, os petiscadores voltam a invadir os restaurantes, pastelarias e snack-bares de Portimão, Silves, Alvor, Praia da Rocha, Ferragudo, Mexilhoeira Grande e, este ano, pela primeira vez, de Monchique. A Rota do Petisco, que dura até 11 de outubro, tem este ano 170 estabelecimentos aderentes, mais 46 do que no último ano.

Os participantes na rota «são convidados a percorrer os diversos estabelecimentos aderentes, guiados através de um passaporte, onde estão identificadas todas as paragens da rota e a respetiva ementa especial confecionada para o evento».

As paragens do roteiro gastronómico correspondem aos estabelecimentos aderentes ao evento, que oferecem aos participantes a sua Ementa da Rota, em duas modalidades: “Petisco” (prato + bebida a 3 euros) e “Doce Regional” (sobremesa + bebida a 2 euros).

Como nos últimos anos, o passaporte custa 1 euro e poderá ser adquirido nos postos de informação da Rota do Petisco ou nos estabelecimentos que participam. Por cada petisco consumido, um novo carimbo será colocado.

Com 12 carimbos no passaporte e a sua validação junto de um dos Postos de Informação da Rota, os participantes terão direito a um brinde de participação (um convite duplo para visitar o Museu Municipal de Portimão). Caso tenham reunido 24 carimbos, ficarão habilitados a ganhar um dos Prémios da Rota.

Apesar de a Rota do Petisco já ter expandido o conceito para concelhos aderentes, Portimão, apresentada como a «Capital Nacional do Petisco», mantém-se como «centro geográfico».

Segundo a Teia D’Impulsos, associação que organiza a Rota, esta é «uma oportunidade única para conhecer melhor os espaços de restauração, para descobrir novos sabores, para desvendar alguns dos recantos esquecidos das localidades, para impulsionar a animação social e cultural e levar mais vida às ruas!»

Este ano, os 170 estabelecimentos participantes encontram-se distribuídos por nove zonas diferentes. Além do centro de Portimão (zonas azul, amarela e verde, com 74 estabelecimentos), Praia da Rocha (zona laranja, 24), Alvor (zona castanha, 25), Mexilhoeira Grande (zona lilás, 4), Ferragudo (zona rosa, 16) e Silves (zona vermelha, 16), este ano a Rota chega também à serra. Monchique participa pela primeira vez nesta iniciativa, entrando com 11 estabelecimentos (clique aqui para conhecer a lista detalhada dos restaurantes e pastelarias participantes).

No ano passado, a Rota do Petisco traduziu-se num saldo de mais de 220.000 ementas vendidas, tendo envolvido muitos residentes e visitantes das localidades aderentes. Este ano, com a extensão da Rota a Monchique, a organização espera ultrapassar esse número. Assim, o (bom) tempo ajude!

 

Rota Noite Adentro

Rota do PetiscoEsta 5ª edição da Rota do Petisco volta a prolongar-se até horas mais tardias. A Rota Noite Adentro está de volta, dando-lhe um bom pretexto para que a festa não termine tão cedo.

Em 2015, os petiscadores vão ser convidados a entrar nos bares aderentes e a provar as diferentes propostas Bebida da Rota por apenas 2 euros.

Para tal, basta apresentar o Passaporte da Rota. Receberá um carimbo por cada Bebida da Rota que consumir. Ao colecionar os carimbos de todos os estabelecimentos aderentes e ao validar o Passaporte num dos Postos de Informação da Rota, os participantes ficam habilitados a prémios Sagres.

Os bares aderentes distribuem-se pelas zonas do centro de Portimão, Praia da Rocha e Alvor, num total de 10 estabelecimentos.

 

Programa de Animação Cultural na Rota do Petisco

animação na rota do petiscoEm 2015, o petisco voltará também a ser acompanhado de muita animação. Em paralelo à oferta gastronómica, a Rota do Petisco oferece um programa de eventos e atividades culturais e artísticas. Da música às artes plásticas, a oferta vai ao encontro dos mais variados gostos e convida à participação ativa dos petiscadores.

Assim, haverá, por exemplo, a Rota da Ilustração Sagres: inspirados pela boa comida e pela boa bebida, os petiscadores são convidados a dar asas à imaginação e a exercitar a sua veia artística nos individuais da Rota do Petisco.

No final do evento, os melhores trabalhos serão expostos. Entre estes, aquele que revelar maior criatividade e qualidade artística e estética será premiado com uma inscrição gratuita num workshop MODO. Esta é uma iniciativa dinamizada por MODO, com o apoio Sagres.

Quanto à Rota das Imagens Sagres, a proposta é que, através da expressão fotográfica, os participantes da Rota do Petisco sejam desafiados a captar a diversidade de cores, formas e texturas dos petiscos, bem como o espírito do evento.

Existem três temas diferentes (A Gastronomia na Rota do Petisco, A Animação na Rota do Petisco e A Sagres na Rota do Petisco) e cada participante poderá participar com até 3 fotografias por cada tema.

As fotografias deverão ser enviadas entre 4 de Setembro e 11 de Outubro para o endereço de email: [email protected].

As melhores fotos serão premiadas com um álbum digital 20x20cm com 5 planos e 20 fotos (1º prémio), uma sessão de estúdio fotográfico com oferta de 8 fotos 15×20 cm (2º prémio) e a impressão gratuita de 100 fotografias no tamanho 10x15cm (3º prémio). Esta é uma iniciativa dinamizada por André Mota – Fotografia & Vídeo e com o apoio da Sagres.

Outra proposta inovadora é a Rota Sagres Party: em 2015, o petisco alia-se à festa para proporcionar aos petiscadores momentos inesquecíveis. Música, ritmo e muita diversão são presenças já confirmadas.

A primeira está já agendada para a primeira noite da Rota a 4 de Setembro, junto à Antiga Lota na Zona Ribeirinha de Portimão.

Haverá também animação musical, com a participação de diversos músicos e agrupamentos nas diferentes zonas da Rota, passeios culturais sobre saberes e sabores, num convite à descoberta de uma outra face de Portimão e Alvor, numa iniciativa da Câmara Municipal de Portimão.

Aos sábados de manhã, aprenda a cozinhar os seus próprios petiscos com um showcooking. O ponto de encontro é os mercados das freguesias participantes da Rota do Petisco.

A animação passa ainda por tertúlias de poesia, entre petiscos e um bom copo de vinho do Algarve, com o apoio da Comissão Vitivinícola do Algarve, bem como passeios de bicicleta.

 

Rota Solidária

Música na Rota do Petisco - André MotaEm 2015, a Rota volta a ser solidária. A aquisição do Passaporte da Rota do Petisco é feita mediante a entrega de um donativo no valor de 1 euro, depositado nos “Mealheiros da Rota”. Este valor reverte integralmente para o apoio a sete projetos sociais promovidos por instituições locais: Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio, Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo do Algarve, Centro de Apoio a Idosos de Ferragudo, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, GRATO – Grupo de Apoio a Toxicodependentes, Refeitório Social do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora do Amparo em Portimão e Projeto Vela Solidária.

No ano passado, a Rota Solidária conseguiu angariar um total de 19.230 euros. «Este ano, esperamos vir a superar todas as expetativas», salienta a associação Teia d’Impulsos.

Os Passaportes da Rota do Petisco de Portimão poderão ser adquiridos nos 170 estabelecimentos aderentes da Rota 2015, bem como nos Postos de Informação da Rota: Museu Municipal de Portimão, Postos de Turismo de Portimão, Praia da Rocha e Alvor, Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão, Posto de Correios de Ferragudo e Museu de Arqueologia de Silves.

 

Rota dos Pequeninos

A Rota do Petisco volta a pensar nos mais novos. 40 estabelecimentos aderentes apresentam uma ementa alternativa especialmente concebida para as crianças e ao mesmo preço da ementa principal da Rota do Petisco (Petisco: 3 euros; Doce Regional: 3 euros).

No Passaporte da Rota, encontram-se devidamente identificados todos os estabelecimentos que participam na Rota dos Pequeninos, bem como a respetiva ementa. Porque os mais pequenos também têm direito a um bom petisco.

 

Clique aqui para conhecer a rota completa dos restaurantes e pastelarias participantes

 

 

Comentários

pub