“Spa” natural da Salina da Barquinha é sucesso turístico em Castro Marim (com fotos)

Existe um novo “SPA” em Castro Marim, que tem a particularidade de ser natural e ao ar livre. A Salina […]

flutuacaonasalina_aguamae (2)Existe um novo “SPA” em Castro Marim, que tem a particularidade de ser natural e ao ar livre. A Salina da Barquinha tornou-se a mais recente atração turística daquele concelho do Sotavento, devido às suas águas, que têm uma forte concentração de sais minerais, o que permite uma experiência «próxima da que é possível experimentar no Mar Morto, em Israel».

Esta Salina, localizada no coração da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, tem uma concentração de sal de cerca de 260 gramas por litro (g/l), «o que faz com que o corpo flute involuntariamente, ao contrário do que acontece no mar, em que a concentração de minerais ronda as 35g/l», segundo a Câmara de Castro Marim.

Uma caraterística rara que a empresa «Água-Mãe», membro da cooperativa Terras de Sal, aproveitou para criar um produto turístico. A inauguração oficial do espaço foi há cerca de duas semanas, no dia 14 de Julho.

Desde então, têm sido muitas as pessoas que procuram este espaço, para ter uma «experiência de leveza e bem-estar, tão prazerosa quanto benéfica para a saúde». Além de ir a banhos na água (muito) salgada, os clientes podem ainda «fazer aplicações de argila, massagens, esfoliações com sal, yoga, meditação ou ainda experimentar ser salineiro, vivendo na primeira pessoa o processo de extração do sal e flor de sal».

Veja as fotos:

 

«Este é um investimento exemplar, alavancado nos recursos endógenos de Castro Marim, na valorização do nosso património, da nossa história, um contributo ao crescimento e desenvolvimento turístico e económico do concelho”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim Francisco Amaral.

A inauguração da Salina da Barquinha realizou-se no âmbito da adesão de Castro Marim à marca Natural.PT, desenvolvida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e ligada à Rede Nacional de Áreas Protegidas do Sistema Nacional das Áreas Classificadas.

Comentários

pub