Rota da Dieta Mediterrânica vai ser apresentada ao público em Faro

A apresentação pública e à comunicação social da campanha de comunicação da Rota da Dieta Mediterrânica está marcada para dia […]

dieta mediterrânicaA apresentação pública e à comunicação social da campanha de comunicação da Rota da Dieta Mediterrânica está marcada para dia 23 de Julho, às 11h00, no auditório da CCDR Algarve, em Faro.

Esta campanha de comunicação irá facilitar o acesso dos visitantes nacionais e estrangeiros a um rico e surpreendente conjunto de estabelecimentos, restaurantes, sítios onde a cultura, os aromas e os sabores do Mediterrânico podem ser desfrutados com garantia de genuinidade.

Muito mais do que um regime alimentar, a Dieta Mediterrânica é um estilo de vida milenar onde a convivialidade em torno da alimentação ocupa um lugar central, exprimindo os valores culturais do Mediterrâneo e a profunda relação de todo um povo com o seu território.

A excelência da Dieta Mediterrânica foi mundialmente reconhecida com a classificação, pela UNESCO, como Património Imaterial da Humanidade, sendo Tavira a comunidade portuguesa representativa dessa distinção e o Algarve a região onde os traços dessa identidade cultural mediterrânica são mais visíveis.

Nesta região, existem produtos locais, artesanato, património e restauração de excelente qualidade, intimamente ligadas à lógica e às tradições da Dieta Mediterrânica, que importa destacar e promover, criando uma oferta organizada de recursos que os visitantes nacionais e estrangeiros possam conhecer e desfrutar.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e os restantes elementos da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica estão a promover um vasto programa de organização e dinamização da oferta de bens e serviços em torno da Dieta Mediterrânica, visando a sua proteção e salvaguarda.

A Associação In loco é a entidade responsável pela organização da Rota da Dieta Mediterrânica, integrando recursos definidos de acordo com duas lógicas.

A primeira, ao nível de toda a região, seleção de pelo menos um elemento notável por concelho, em cada uma destas categorias: produtos locais, artesanato, património e restauração – onde a presença da Dieta Mediterrânica esteja bem patente e que estimule os visitantes a explorarem livremente o território de acordo com as suas preferências pelos recursos disponibilizados nesta rede regional.

Ao nível da Comunidade Representativa, Tavira, a definição de dois circuitos, um ligado ao Mar e à Costa e outro onde o Interior Rural e a Serra sejam os elementos marcantes desta experiência de descoberta da Dieta Mediterrânica.

Esta iniciativa conta com o apoio do PO Algarve 21, Candidatura Articular para Intervir, 2ª fase.

Para quaisquer esclarecimentos, contactar a Associação In loco: [email protected] | +351 289840860 | +351 968055480)

 

Apresentação Pública da Rota da Dieta Mediterrânica
– 23 de Julho de 2015 –
Auditório – CCDR Algarve

Programa
11h00 – Abertura da sessão
Presidente da CCDR Algarve e Gestor do PO Algarve21, Engº David Santos

11h15 – Apresentação do Projeto “Articular para Intervir” e do Plano de Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica
Diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional, Eng. Catarina Cruz,

11h30 – Apresentação da Rota da Dieta Mediterrânica
Coordenador do projeto, Associação In Loco, Dr. Artur Gregório

11h45 – Apresentação da Campanha de Comunicação da Rota da Dieta Mediterrânica (LCPA)

12h15 – Cerimónia de entrega de dísticos RDM aos primeiros empresários(as) e responsáveis aderentes a Rota da Dieta Mediterrânica

13h00 – Encerramento

Comentários

pub