PS disputa Legislativas no Algarve com muitas caras novas e sem os atuais deputados

O PS vai avançar com uma lista de candidatos pelo círculo eleitoral do Algarve  “de renovação” e com muitas caras […]

Apolinário_Eusébio_Jamila_GraçaO PS vai avançar com uma lista de candidatos pelo círculo eleitoral do Algarve  “de renovação” e com muitas caras novas, composta exclusivamente por algarvios, nas Eleições Legislativas que vão decorrer este ano.

A Comissão Política da Federação do Algarve do PS aprovou a lista de candidatos pela região na madrugada desta terça-feira. Na proposta, salta à vista a saída dos dois atuais deputados socialistas eleitos pelo Algarve, João Soares e Miguel Freitas.

A José Apolinário, que já havia sido anunciado como o cabeça-de-lista dos socialistas, no Algarve, juntam-se, por esta ordem e nos primeiros nove lugares (número total de deputados que representam a região no Parlamento), o atual presidente do PS/Algarve António Eusébio, Jamila Madeira, Luís Graça, Fernando Anastácio, Ana Passos, o presidente da JS Algarve José Cardoso, Josélia Gonçalves e Paulo Morgado.

Os outros seis elementos da lista são João Pedro Rodrigues, Célia Brito,  Anabela Simão, Ricardo Cipriano e Maria Cabral (independente). A mandatária do Distrito de Faro é a presidente da Câmara de Portimão Isilda Gomes.

António Eusébio: Miguel Freitas “é um quadro valioso do PS, que pode ser encaixado noutros desafios maiores que ser deputado”

Esta lista foi aprovada com 38 votos a favor, 24 contra e uma abstenção, dos 63 elementos que participaram na votação que decorreu em Faro, na madrugada de segunda para terça-feira. Esta noite, foi ratificada pela Comissão Política Nacional do PS.

Quem ficou de fora foram Miguel Freitas e João Soares, que eram os únicos representantes socialistas eleitos pela região na Assembleia da República, desde 2011. No caso de João Soares, há apenas uma “transferência” para a lista do círculo de Lisboa. Já Miguel Freitas,  assumido apoiante de José António Seguro nas últimas eleições internas do PS, não vai, de todo, a votos, apesar de ter estado muito ativo durante a atual legislatura, no seu trabalho como parlamentar.

Contactado pelo Sul Informação, o presidente da Federação do Algarve do PS António Eusébio garantiu que o afastamento de Miguel Freitas da lista «não teve nada a ver» com lealdades passadas. «Não o pusemos na lista, apesar da sua vasta experiência, atendendo aos critérios e à nova atualidade do PS. Achamos que é um quadro valioso do PS, que pode ser encaixado noutros desafios maiores que ser deputado», disse António Eusébio.

Quanto à lista apresentada, o presidente do PS/Algarve apresenta-a como sendo de «renovação», através da «inclusão de oito caras novas». Também salientou a diversidade, não só pelo equilíbrio de géneros, já que há «oito homens e sete mulheres» na lista, mas também pelo facto de haver elementos «de dez concelhos do Algarve».

Mas, olhando para os primeiros nove elementos, os que podem ser eleitos, diretamente, na melhor das hipóteses, a relação é de seis homens para três mulheres, o rácio exigido por lei.

 

Os elementos da lista:

José Apolinário_Pequena  1 – José Apolinário (Olhão):

Licenciado em Direito, foi secretário-geral da Juventude Socialista e Presidente da Mesa do Congresso, deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, secretário de Estado das Pescas, presidente da Federação do PS-Algarve e da Câmara Municipal de Faro. Atualmente, é presidente da Assembleia Municipal de Faro e do Conselho de Administração da Docapesca – Portos e Lotas, SA.

 

 

António Eusébio_Pequena2 – António Eusébio (São Brás de Alportel):

Licenciado em Engenharia Civil, mestre e especialista em Construção da Ordem dos Engenheiros, é docente do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve e desempenha as funções de Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Algarve. Foi membro da Assembleia Municipal e presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, tendo desempenhado por inerência as funções de vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, membro do Conselho Económico e Social e do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, bem como de administrador das Águas do Algarve, SA e Algar, SA.

 

Jamila Madeira_pequeno3 – Jamila Madeira (Loulé):

É licenciada em Economia e já desempenhou os cargos de deputada à Assembleia da República, ao Parlamento Europeu e à Assembleia Municipal de Loulé, secretária-geral da JS e secretária nacional do PS para os Movimentos Sociais. Atualmente, é membro da Comissão Política Nacional do PS. Economista da Rede Elétrica Nacional, é diretora para a Agenda Europeia de Energia.

 

 

Luis Graça_Pequena4 – Luís Graça (Faro):

Frequentou a licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve. Foi jornalista e adjunto dos presidentes das câmaras municipais de Lagos e Faro. Atualmente, é funcionário do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, vereador da Câmara Municipal de Faro, presidente da Comissão Política Concelhia do PS-Faro e membro da Comissão Nacional do Partido Socialista.

 

 

Fernando Anastácio_Pequena5 – Fernando Anastácio (Albufeira):

Advogado, empresário e gestor, natural de Lisboa e reside em Albufeira. Foi Presidente da Direção da Associação para Promoção do Turismo de Albufeira, Vogal da Comissão Regional do Turismo do Algarve e Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve. Foi vereador na Câmara Municipal de Albufeira por diversas vezes e desempenhou as funções de Presidente da Câmara Municipal, em regime de substituição, bem como membro da Assembleia Municipal de Albufeira e da Assembleia Intermunicipal do Algarve. Atualmente, é vereador da Câmara Municipal de Albufeira, além de pertencer ao Secretariado do PS-Algarve e à Comissão Nacional do Partido Socialista.

 

Ana Passos_Pequena6 – Ana Passos (Faro):

Licenciada em Biologia Marinha e Pescas e doutorada em Genética Microbiana, foi investigadora de Pós-Doutoramento e docente da Universidade do Algarve e do Instituto Piaget e foi adjunta no Governo Civil do Distrito de Faro e membro na Assembleia Municipal de Faro. Atualmente, é presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Algarve e membro da Junta da União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro).

 

 

José Pedro Cardoso_Pequena7 – José Cardoso (Portimão):

Licenciado em Ciências da Engenharia Civil, está a desenvolver estágio de acesso à profissão. Presidente da Juventude Socialista do Algarve, é secretário nacional da Juventude Socialista, membro da Comissão Nacional do Partido Socialista, da Assembleia Municipal de Portimão e do Conselho Municipal de Juventude de Portimão.

 

 

 

Josélia Gonçalves_Pequena8 – Josélia Gonçalves (São Brás de Alportel):

Mestre em Sociologia, docente universitária e técnica superior de saúde, liderou a Equipa de Coordenação Regional da Rede de Cuidados Continuados do Algarve, foi professora do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes de Portimão, da Universidade Aberta e da Universidade de Évora e integrou a Assembleia Metropolitana do Algarve. Atualmente, é membro da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel e do Secretariado do PS-Algarve.

 

 

Paulo Morgado_Pequena9 – Paulo Morgado (Lagos):

Médico especialista em Medicina Geral e Familiar, mestre em Bioética e coordenador do Centro de Saúde de Lagos. Desempenhou funções de Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e de Diretor Adjunto do Centro Distrital de Segurança Social de Faro. Atualmente, é presidente da Assembleia Municipal de Lagos, da Federação de Bombeiros do Algarve e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos, coordenador do grupo socialista na Assembleia Intermunicipal do Algarve e membro do Secretariado do PS-Algarve.

 

 

João Pedro Rodrigues_Pequena10 – João Pedro Rodrigues (Tavira):

Licenciado em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade do Algarve e mestre em Business Administration, desempenhou funções como Presidente do conselho de administração da Empet – Parques Municipais de Tavira e é o atual vereador do Urbanismo, inovação e Empreendedorismo da Câmara de Tavira.

 

 

 

Célia Brito_Pequena11 – Célia Brito (Castro Marim):
É vereadora da Câmara Municipal de Castro Marim e presidente da Comissão Política do PS local.

Nota: corrigida às 9h40 de dia 23 de Julho

 

 

 

 

 

Anabela Simão_Pequena12 – Anabela Simão (Lagoa):
Licenciada em Direito, vereadora da Câmara de Lagoa, responsável pelos pelouros do Ambiente, Parque Municipal do Sítio das Fontes, Ação Social, Saúde, Juventude, Geminações e Praias e Orla Costeira.

 

 

 

 

Ricardo Cipriano_Pequena13 – Ricardo Cipriano (VRSA):

Licenciado em Direito e pós-graduado em Direito nas Autarquias Locais, exerce a função de diretor-geral do Castro Marim Golfe & Country Club

 

 

 

 

Maria Cabral_Pequena15 – Maria Cabral (Independente – Faro):

Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, natural de Tondela e residente em Loulé. Foi Diretora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, onde se licenciou em Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas. Na Universidade do Algarve, foi Diretora do Departamento de Línguas e Literaturas, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Pró-reitora para a Cultura e Comunicação. Atualmente, desempenha as funções de presidente da direção da Associação Musical do Algarve – Orquestra Clássica do Sul, em representação da Universidade do Algarve.

Comentários

pub