Portimão apresenta aumento de capacidade de resposta no início da fase crítica dos fogos

O período crítico da Defesa da Floresta Contra Incêndios começa esta quarta-feira, 1 de Julho, e prolonga-se até 30 de […]

Dispositivo incendios Portimão_6O período crítico da Defesa da Floresta Contra Incêndios começa esta quarta-feira, 1 de Julho, e prolonga-se até 30 de Setembro, e, nesse sentido, o município de Portimão anunciou ontem à tarde que aumentou a capacidade de resposta em ataque inicial, assegurando o funcionamento de um destacamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), na antiga Escola Primária da Senhora do Verde, Mexilhoeira Grande.

Esta antiga escola localiza-se na zona do barrocal de Portimão e mais próximo da zona de maior perigo de incêndio florestal no concelho, reduzindo em cerca 10 minutos a chegada do 1º meio ao teatro de operações.

Ontem à tarde, foram também apresentados os trabalhos em curso de realização de 54 hectares de faixas de gestão de combustível, medida apresentada como «essencial« na proteção da área rural e para quem tem de combater eventuais incêndios florestais.

A sessão prosseguiu no Porto de Lagos, onde Isilda Gomes, presidente da Câmara, entregou 100 equipamentos de proteção individual para todos os Bombeiros do quadro ativo, num investimento total de 35 mil euros e que resultou de um protocolo com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão (AHBVP).

Esta medida vem garantir que todos os Bombeiros de Portimão, sem exceção, desempenham a sua missão com um nível de proteção adequado ao risco, e que além do fato de proteção, botas, luvas e capacete, importa sublinhar ainda a atribuição individual de uma mascara de partículas, que vem introduzir uma proteção respiratória, até ao momento inexistente em cenário de incêndio rural.

Dispositivo incendios Portimão_1Seguiu-se o ato de ingresso no Quadro Ativo, quer na carreira de oficial-bombeiro (dois elementos), bem como na carreira de bombeiro (17 elementos).

Na sua intervenção, a presidente da autarquia disse que, no espaço de um ano, o Serviço Municipal de Protecção Civil e os Bombeiros de Portimão passaram a ser «uma referência no país, sendo uma das corporações com melhores meios técnicos e humanos ao seu serviço».

Isilda Gomes lembrou igualmente que «a Segurança e a Capacidade de resposta em termos de saúde são fatores basilares na escolha de um destino turístico».

A autarca aproveitou para saudar os novos Bombeiros e agradecer em nome da população de Portimão o seu empenho nas novas funções.

Comentários

pub