Obra de Qualificação e Valorização do Portinho do Forno apresentada aos pescadores

O faseamento da execução da empreitada de Qualificação e Valorização do Portinho do Forno, na Carrapateira (Aljezur), que vai começar […]

Portinho do FornoO faseamento da execução da empreitada de Qualificação e Valorização do Portinho do Forno, na Carrapateira (Aljezur), que vai começar a 7 de Julho, foi ontem apresentada à comunidade piscatória.

A obra vai custar 305.505 euros, sendo comparticipada em 75% pelo PROMAR, com o restante a ser garantido pelo capital social do Polis Litoral Sudoeste.

Esta intervenção, que deverá terminar no dia 31 de Dezembro e é «há muito reclamada pelos pescadores», inclui a criação de uma plataforma para estacionamento a seco das embarcações, bem como a reparação geral do pavimento da via de acesso ao portinho.

A empreitada engloba ainda o prolongamento do muro de suporte em gabiões já existente, da proteção da via de acesso, relativamente ao desprendimento de blocos da arriba adjacente, a reparação do pavimento da rampa varadouro,a substituição do muro de suporte aderente à zona, que é constituído por gabiões, que se encontra bastante degradado, bem como a aquisição de um trator para alar as embarcações.

A Câmara de Aljezur salienta que se trata «de mais uma intervenção decisiva no nosso território, no que concerne, neste caso, à qualificação e valorização da atividade piscatória, cujo objetivo principal radica na criação de condições para a valorização das atividades económicas de base tradicional, ligadas ao setor das pescas».

Comentários

pub