Nomeação de novo diretor executivo do ACES III Sotavento contestada pelo PS Algarve

O PS/Algarve condenou hoje, em comunicado, «a atitude do governo de coligação PSD/CDS-PP de continuar a efetuar nomeações para cargos dirigentes da Administração Pública, mesmo […]

Partido SocialistaO PS/Algarve condenou hoje, em comunicado, «a atitude do governo de coligação PSD/CDS-PP de continuar a efetuar nomeações para cargos dirigentes da Administração Pública, mesmo depois do Presidente da Republica ter fixado a data das Eleições Legislativas».

O último exemplo conhecido foi a nomeação de Pedro Nuno Alfarroba Alves, apresentado pelos socialistas algarvios como «um colaborador do presidente do PSD Algarve», para diretor executivo do agrupamento de Centros de Saúde do Algarve III – Sotavento para os próximos três anos, conforme publicação em Diário da República, de 27 de julho de 2015.

«Nem sequer a falta de experiência ou conhecimento em gestão de unidades de saúde do recém-nomeado diretor impediu a coligação de nomear para o aparelho do Estado o administrador delegado da empresa municipal de gestão urbana de Vila Real de Santo António», acusa o PS/Algarve.

Por isso, os socialistas algarvios afirma que o Ministério das Finanças «falta à verdade (…) quando garante o respeito pelo cumprimento do princípio de não proceder a nomeações depois da publicação do próximo ato eleitoral, como vem divulgado em órgãos de comunicação de âmbito nacional».

«Porventura consciente que os portugueses se preparam para dar a 4 de Outubro um cartão vermelho ao atual Governo, o PSD parece mais preocupado em colocar pessoas da sua área política em cargos dirigentes da Administração Pública, do que em resolver os verdadeiros problemas com que se confrontam as pessoas. E no caso da saúde no Algarve, os problemas são bem visíveis e sentidos!», acrescentam.

O PS Algarve entende «ser este um mau serviço à dignificação da democracia e da vida política, bem como representar uma utilização indevida do aparelho de Estado».

O despacho do Ministério da Saúde, publicado no dia 27 de Julho em Diário da República, justifica a nomeação de Pedro Alfarroba Alves como diretor executivo do ACES III – Sotavento, com a sua «competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada».

 

pedro alfarroba alvesEis o currículo de Pedro Alfarroba Alves publicado em Diário da República:

«Nascido em 1975, Pedro Alfarroba Alves concluiu a licenciatura em Economia, na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade do Algarve, em 1999, com classificação final de 12 valores.

Concluiu a Pós -Graduação em Gestão Fiscal das Organizações pelo IDEFE – ISEG da Universidade Técnica de Lisboa, com a classificação de Bom, em 2003.

Concluiu ainda o Executive MBA na AESE–IESE – Escola de Direção e Negócios, em associação com o IESE Business School da Universidade de Navarra, com a classificação de Bom, em 2006.

Desde maio de 2007, início da atividade da empresa, desempenha as funções de administrador delegado da VRSA — Sociedade de Gestão Urbana EM SA.

Liderou o desenvolvimento da empresa, onde se destacam as atividades na área da gestão dos serviços de abastecimento de água e recolha de águas residuais domésticas, gestão de equipamentos municipais, do qual se destaca o Complexo Desportivo de VRSA, com o seu Centro de Alto Rendimento e o Centro Médico Internacional, em parceria com o Hospital Particular do Algarve e os Serviços Médicos Cubanos, e a gestão do ordenamento do território e captação de investimento para o concelho, de onde se destaca os Projetos do Centro Comercial a Céu Aberto (que permitiu ao centro histórico de VRSA ser candidato a Património da Humanidade pela UNESCO) e a concessão do Alojamento a Céu Aberto (integrado na reabilitação dos imóveis do Centro Histórico, consubstanciado na ARU Sistemática do Centro Histórico Pombalino de VRSA).

No período de janeiro a maio de 2007, desempenhou as funções de Diretor de Vendas na Drink In–Companhia de Indústrias de Bebidas e Alimentação SA.

Entre maio de 2001 e dezembro de 2006, desempenhou as funções de Area Manager do segmento distribuição alimentar do sul de Portugal na UNICER Bebidas de Portugal SA.

Desempenhou ainda as funções de Chefe de Compras na empresa Vale do Lobo Resort Turístico de Luxo SA, entre outubro de 2000 e maio de 2001.

Iniciou a sua atividade profissional na LIDL & Cia, entre maio de 1998 e setembro de 2000, onde desempenhou as funções de Chefe de Zona de Vendas, em diferentes regiões de Portugal.

Integra a Ordem dos Economistas como membro efetivo no Colégio Especialidade: Economia e Gestão Empresariais. Integra ainda, também como membro efetivo, a Ordem dos Técnicos Oficias de Contas.

Comentários

pub