Monumentos de Silves estarão abertos durante o horário da Feira Medieval

Alguns dos monumentos da cidade de Silves estarão abertos e poderão ser visitados pelo público durante o horário da XII […]

castelo de silvesAlguns dos monumentos da cidade de Silves estarão abertos e poderão ser visitados pelo público durante o horário da XII Feira Medieval. São eles o Castelo, a Igreja da Misericórdia e o Museu Municipal de Arqueologia.

O Castelo de Silves, que é Monumento Nacional, é também o mais emblemático monumento da cidade. Esta fortificação, com cerca poligonal, é composta por uma potente muralha de taipa, revestida a arenito vermelho da região. Para além de ser um espaço defensivo, foi residência de governadores, dos seus contingentes militares e de funcionários da administração. Os vestígios de habitações palatinas que se podem observar no seu interior são a prova física desta evidência.

Tal como noutros castelos, a presença de uma grande cisterna e silos para armazenamento de cereais é imperativa, de modo a fazer face às restrições inerentes aos períodos de cerco. Aqui, o grande aljibe muçulmano terá sido edificado em torno aos séculos XII-XIII e abasteceu de água a cidade até aos anos 90 do século XX.

O Museu Municipal de Arqueologia estará igualmente aberto aos visitantes durante todo o evento, merecendo uma visita pelo reconhecido espólio arqueológico que apresenta e a exposição temporária “Há mais de 25 anos a conservar e restaurar”.

Inaugurado em 1990, este espaço foi construído em torno do admirável Poço-Cisterna Almóada dos séculos XII-XIII – descoberto após escavações arqueológicas decorridas nos anos 80 do séc. XX e hoje classificado como Monumento Nacional – que se tornou a peça central da colecção.

Cenograficamente integra, também, a muralha da cidade do mesmo período, tornando o conjunto num dos mais importantes do património islâmico em Portugal.

A Igreja da Misericórdia também estará aberta ao público, no seu interior, poderá observar no painel central do retábulo do altar mor a imagem da visitação, rodeada das sete obras da misericórdia.

Comentários

pub