Folhado de caracol estreia-se no Festival do Caracol em Castro Marim

O folhado com recheio de caracol, “Çahroi”, vai ser a grande novidade deste ano na ementa do Festival Internacional do […]

cartaz_festivalcaracolO folhado com recheio de caracol, “Çahroi”, vai ser a grande novidade deste ano na ementa do Festival Internacional do Caracol em Castro Marim. Ao novo sabor, juntam-se outros já conhecidos e a cerveja, a doçaria regional e a música popular portuguesa. O festival decorre de 3 a 5 de julho na Colina do Revelim de Santo António.

Segundo a Câmara de Castro Marim, «a presença de chefs de cozinha internacionais apura as variedades de sabores do afamado petisco. Durante três dias poderão ser saboreados os melhores caracóis confecionados no Algarve, no país, mas também os sabores mais apreciados em França, Espanha e Marrocos».

Também a doçaria regional vai ter o seu espaço com as tradicionais filhós, o Dom Rodrigo, ou a torta de alfarroba.

No que à música diz respeito, amanhã, dia 3, a animação de palco começa às 20h00 com o espetáculo de Afonso Dias e Teresa da Silva, seguido do concerto da Banda Musical Castromarinense.

No sábado a música é do grupo “Fado Lelé”, «que reúne quatro músicos numa formação pouco habitual, com um repertório baseado na música popular urbana de outras décadas e clássicos do fado de outrora». O espetáculo, às 22h30, é precedido pela animação “A Charola do Burrinho”, do grupo “Ao Luar” (Teatro Regional da Serra do Caldeirão).

A animação de rua estará a cargo do grupo “Al Fanfare”, na sexta e no sábado, e da “Banda às Riscas” e “Mato Bravo”, no domingo.

A encerrar a edição de 2015 do festival, dia 5 de julho, o grupo “D’Alambre”, que traz consigo sons de Espanha e Portugal, mas, ao mesmo tempo, «carrega na sua bagagem a América Latina, num vaivém de ritmos e melodias que prometem um grande momento musical», adianta a autarquia.

Segundo a Câmara Municipal, «afirmar Castro Marim como destino dos melhores caracóis do Algarve e potenciar os produtos tradicionais, a cozinha e a cultura mediterrânicas» são os objetivos a atingir com a realização do Festival Internacional do Caracol.

Comentários

pub