Festival do Marisco com cartaz forte e nova imagem para celebrar os 30 anos

Trinta anos são sempre trinta anos e uma boa razão para cuidar da aparência e dar uma festa de arromba, […]

Festival do MariscoTrinta anos são sempre trinta anos e uma boa razão para cuidar da aparência e dar uma festa de arromba, que perdure na memória.

É isso que a Câmara de Olhão e a empresa municipal olhanense Fesnima vão fazer  no Festival do Marisco de 2015, a 30ª edição do «principal evento gastronómico do Sul do País», que decorre entre os dias 10 e 15 de Agosto, no Jardim Pescador Olhanense.

A 30ª edição desta festa foi apresentada na sexta-feira, numa sessão que decorreu nos Paços do Concelho de Olhão. Aqui, foram divulgadas as novidades deste ano, muito ligadas à imagem do festival e a um ligeiro aumento da capacidade de carga, fruto da remoção de um restaurante de alvenaria que existia no local que recebe a festa.

A sessão também serviu para divulgar os convidados musicais, um setor em que a organização tem vindo a apostar cada vez mais. Em 2015, o cartaz tem Anselmo Ralph e Daniela Mercury à cabeça, mas conta também com Mickael Carreira, Richie Campbell e José Cid, além do “filho de Olhão” Júlio Resende, que será acompanhado por dois nomes de peso do panorama musical nacional: Ana Moura e Ana Bacalhau.

Anselmo Ralph, que encerrou o Festival do Marisco do ano passado, volta a Olhão para tocar no dia inaugural da edição de 2015, dia 10 de Agosto, uma segunda-feira. Uma aposta da autarquia que está intimamente  ligada ao sucesso do concerto de há cerca de um ano, que teve casa cheia até não poder mais.

«No final do concerto da última edição, o presidente [António Pina] foi ao Backstage e convidou logo o Anselmo Ralph para estar presente, de novo, em 2015. Ele aceitou e disse que tinha gostado de vir cá», revelou Vítor Lopes, da empresa municipal Fesnima.

2014-08-14 - FM dia 14 Anselmo Ralph (31 of 44)No dia 11, sobe ao palco um olhanense, o pianista Júlio Resende, que será acompanhado por duas jovens divas do fado, Ana Bacalhau e Ana Moura, com quem dinamiza o projeto «Fado e Further. Na quarta-feira, dia 12, será a vez do jovem Richie Campbell trazer o seu som reggae a Olhão.

No dia 13, uma quinta-feira, o palco é de Mickael Carreira, seguindo-se a atuação do veterano «pai do rock» português, José Cid. A Festa encerra com o concerto de Daniela Mercury, o «furacão da Baía», no sábado, dia 15 de Agosto.

Todos estes concertos podem ser desfrutados à volta de uma mesa, enquanto se degusta marisco. Afinal, estes frutos do mar são a alma da festa e o motivo porque dezenas de milhares de pessoas afluem à zona ribeirinha de Olhão, todos os anos, para marcar presença no festival.

Como sempre, o marisco marcará presença em grande quantidade e variedade, e vai desde os produtos locais, da Ria Formosa, até às iguarias mais refinadas, entre as quais a lagosta. A qualidade é outra aposta da organização. «Somos o único festival que é visitado pela ASAE todos os dias. E são convidados por nós», garantiu o presidente da Câmara de Olhão António Pina, durante a apresentação do evento.

Quanto à nova imagem, pretende dar um ar mais fresco ao festival, trinta anos depois do seu lançamento. A ideia desta renovação foi dar um ar «mais atual, mais fresco e moderno» ao festival, não só no que diz respeito ao material de comunicação, mas a toda «a estrutura do recinto».

Ou seja, as próprias bancas para aquisição do marisco serão diferentes, bem como a organização do espaço, já que o restaurante que existia no local, um edifício em alvenaria que costumava situar-se à entrada, foi demolido.

Festival do Marisco 2012_7Sem este obstáculo, «as pessoas vão poder ter uma visão melhor de todo o recinto», o que melhora a circulação e potencia uma melhor utilização do espaço disponível, além de dar outra visibilidade aos expositores que estão do lado Nascente da estrutura que é montada para a festa.

«Esta era uma ambição que tínhamos há algum tempo e conseguimos fazê-lo agora», ilustrou António Pina.

Quanto a preços, mantém-se a mesma lógica iniciada o ano passado de preços diferenciados, quando o artista obrigou a um investimento mais avultado. Este ano, além de Anselmo Ralph (12 euros), também o concerto de Daniela Mercury (10 euros) será um pouco mais caro que os demais: no primeiro e no último dia, os convites não são válidos. Os demais concertos custam 9 euros.

Já as crianças até aos 6 anos, podem entrar gratuitamente, em qualquer dia do festival. Também não há preço diferenciado para crianças entre os 7 e os 12 anos, que pagam 4 euros em qualquer um dos dias.

Quanto ao orçamento, mantém-se «sensivelmente igual ao do ano passado» e ronda os 600 mil euros, uma fatia dos quais são suportados pela autarquia diretamente, já que este evento não se paga a si mesmo. «O Festival do Marisco dá prejuízo à Câmara, mas cremos que o retorno económico que traz ao concelho é muito superior», acredita António Pina.

Comentários

pub