Empresa Walkin’Sagres conquista 1º lugar no concurso “Awards Natural.PT”

A Walkin’Sagres, empresa de passeios pedestres guiados, sediada no concelho de Vila do Bispo, conquistou o primeiro lugar no concurso […]

walkin sagresA Walkin’Sagres, empresa de passeios pedestres guiados, sediada no concelho de Vila do Bispo, conquistou o primeiro lugar no concurso “Awards Natural.PT”, da marca Natural.PT. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 24 de julho, no Palácio da Vila, em Sintra.

A empresa foi criada por Ana Carla Cabrita, natural de Sagres e Guia de Natureza. É também uma das duas autoras do guia «200 Plantas do SW Alentejano&Costa Vicentina», lançado em Janeiro passado.

«É um orgulho receber o 1º Prémio, do 1º Concurso Natural.PT, pelo reconhecimento do projeto Walkin’Sagres pelas suas boas práticas! É o reconhecimento de que faz toda a diferença e vale a pena seguirmos por bons caminhos. E acreditar com força naquilo que fazemos e nos valores pelos quais nos batemos», comentou Ana Carla Cabrita, na sua página de Facebook.

O Concurso Natural.PT visa o reconhecimento de boas práticas em iniciativas que promovam um desenvolvimento sustentável na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP).

Os prémios foram entregues durante a Feira Natural.PT, que decorreu no Palácio da Vila, em Sintra, tendo a cerimónia contado com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto. Cada premiado recebeu uma pedra de calçada, em calcário, da Serra D’Aire e Candeeiros, uma das áreas protegidas nacionais.

premioOs objetivos daquela iniciativa são premiar e reconhecer boas práticas em iniciativas, implementadas na RNAP, que promovam o desenvolvimento sustentável das áreas protegidas, alertando e consciencializando a Sociedade Civil para a importância do desenvolvimento numa ótica de equilíbrio ambiental, económico e social; dar visibilidade às entidades, empresas, pessoas e/ou instituições que identificaram uma oportunidade nas áreas protegidas e que atuaram positivamente na construção do desenvolvimento sustentável; envolver os jovens, tanto a nível individual como a nível associativo, condicionando os seus comportamentos e atitudes, adotando e criando práticas sustentáveis e reforçar a sustentabilidade com vista a uma repercussão positiva no comportamento dos cidadãos e decisores em geral, fazendo da inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade.

À Walkin’Sagres foram reconhecidos todos estes valores e o seu bom desempenho na divulgação de boas práticas na área do Turismo de Natureza. A Câmara Municipal de Vila do Bispo já se congratulou com este galardão atribuído a uma empresa do concelho.

O projeto Walkin’Sagres visa a sustentabilidade e um desenvolvimento que não coloque em causa os valores naturais e culturais desta área protegida, onde para o efeito trabalha apenas com grupos pequenos, oferecendo um produto personalizado.

premio2Este concurso foi uma iniciativa do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE), através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com o apoio da WWF Portugal e financiado pelo EEA Grants.

 

Lista de premiados na primeira edição do Natural.PT Awards 2015:
1º Prémio – Walkin’ Sagres (Vila do Bispo)
2º Prémio – Portugal Green Walks (Braga)
3º Prémio – Birds and Nature (Lisboa)
Menção honrosa 1 – Centro Ambiental Luso-Espanhol (Miranda do Douro)
Menção honrosa 2 – Azeitona Verde (Marvão)

 

Comentários

pub