Docapesca promove o Hambúrguer de Cavala FishGourmet em Faro no Alameda Beer Fest

O “Showcooking Hambúrguer de Cavala FishGourmet” está marcado para domingo, 5 de Julho, às 19h30, na cozinha central do Alameda […]

FishGourmetO “Showcooking Hambúrguer de Cavala FishGourmet” está marcado para domingo, 5 de Julho, às 19h30, na cozinha central do Alameda Beer Fest, em Faro, de modo a proporcionar aos visitantes deste Festival Internacional de Cerveja Artesanal e Cervejeiros a possibilidade de provarem hambúrgueres de Cavala em harmonização com cervejas artesanais.

A dominar a cozinha central, no dia 5, estarão as receitas finalistas do FishGourmet: o Hambúrguer de Cavala Mediterrânico, da autoria de Adriana Ramos e vencedora de Menção Honrosa “Aplicação à Indústria”, e o Hambúrguer de Cavala Natura, da autoria de André Martins e vencedor da Menção Honrosa “Aplicação ao Mercado”.

Ambos são alunos do formador Ricardo Bernardo, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas de São Brás de Alportel, e foram finalistas do Desafio Culinário “FishGourmet, Solta o Chefe que há em ti”.

Esta iniciativa foi promovida pela Docapesca durante o presente ano letivo e envolveu alunos das Escolas de Hotelaria Nacionais, na criação de um Hambúrguer de Cavala nutricionalmente equilibrado que se posicione no mercado como uma alternativa para uma alimentação saudável baseada na dieta mediterrânica.

A iniciativa é promovida no âmbito do projeto “FishGourmet”, pela Docapesca Portos e Lotas SA.

Integrada também no Alameda Beer Fest, a Docapesca promove, no sábado, dia 4, no mesmo local – cozinha central – duas ações de Showcooking. Pelas 20h30, realiza-se a primeira ação dedicada às Conservas Tradicionais & Cerveja Artesanal, e, pelas 21h30, será apresentada uma degustação de Cataplana Algarvia, confecionada com Polvo, Cavala e Carapau das Lotas.

 

Projeto FishGourmet – Hambúrguer de Cavala

Tendo por objetivo a criação de um fishburguer de estilo gourmet, esta iniciativa da Docapesca consolida a Campanha Nacional de Valorização do Pescado Português, neste caso a Campanha para promoção da Cavala.

Utilizando esta espécie como produto-base, a Docapesca pretende motivar, informar e promover junto dos alunos das escolas de hotelaria nacionais os benefícios da utilização da Cavala por ser uma espécie abundante na costa portuguesa, rica em ómega 3, e de baixo valor comercial.

Fazendo parte dos desafios propostos no ano letivo 2014/15, os alunos das escolas de hotelaria nacionais foram convidados a apresentar uma receita de fishburguer gourmet de Cavala, com a indicação do valor nutricional (incluindo a quantidade de ómega 3), das quantidades de cada ingrediente utilizado e do custo monetário por pessoa, o qual não podia ultrapassar os 2 euros por pessoa.

A receita deveria ser apelativa, passível de ser produzida e embalada industrialmente como ready-to-eat e acessível, quer do ponto de vista da relação qualidade/preço, quer do ponto de vista da preparação e confeção em casa, tendo como público-alvo jovens solteiros e casais jovens independentes que, não tendo muita experiência ou muito tempo, dispõem financeiramente de meios para privilegiar compras mais saudáveis e equilibradas.

Este projeto é uma iniciativa da Docapesca e do Ministério da Agricultura e do Mar, cofinanciado pelo programa Promar – Fundo Europeu das Pescas.

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