Análises a toxinas pedidas pela Câmara de VRSA contrariam resultados do IPMA

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António coloca em causa os resultados das análises do Instituto do Mar […]

Mariscadores VRSAA Câmara Municipal de Vila Real de Santo António coloca em causa os resultados das análises do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) que, há várias semanas, estão a ditar a interdição de captura de bivalves na zona litoral entre Tavira e VRSA, e pede uma resposta clara ao Secretário de Estado do Mar sobre as condições e fiabilidade com que são realizados os testes.

Na base desta decisão estão os resultados das análises requeridas pela própria Câmara Municipal «ao laboratório oficial e devidamente certificado (ISO 9001:2008 e ISO 14899:2007) que efetua as análises para a Junta de Andaluzia (Espanha)».

Segundo a autarquia, «os valores revelam que a presença de toxinas na costa do concelho é inferior aos mínimos legais, pelo que a apanha de bivalves não deveria estar proibida».

«Esta é uma situação que nos deixa severamente preocupados, pelo que exigimos uma clarificação sobre o que se está a passar no nosso litoral. Se dois laboratórios oficiais apresentam resultados diferentes para o mesmo tipo de testes, teremos que apurar a situação até às últimas consequências», afirma Luís Gomes, presidente da Câmara de VRSA.

«A interdição, que se arrasta há semanas, está a provocar grandes dificuldades às dezenas de famílias do concelho que vivem da atividade da mariscagem. Por isso, é tempo de clarificar os dados e levantar as interdições ou ativar desde já os respetivos fundos de compensação», prossegue Luís Gomes.

Esta tomada de posição acontece dias depois de a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e os mariscadores da Baía de Monte Gordo se terem reunido com o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, para avaliarem as consequências económicas dos embargos da captura de bivalves na zona L9, localizada na Praia de Monte Gordo.

Comentários

pub